fbpx

São Damião de Molokai

Você conhece São Damião de Molokai? Um santo que tem muito a nos ensinar, pois deu sua vida em favor dos menores, os leprosos da ilha de Molokai.

 

Josef de Veuster-Wouters nasceu no dia 3 de janeiro de 1840, numa pequena cidade ao norte de Bruxelas, na Bélgica.

 

A vocação sacerdotal

Aos dezenove ano, entrou para a Ordem dos Padres do Sagrado Coração e tomou o nome de Damião. Em seguida, foi para Paris para terminar os estudos.

 

Com 20 anos, aceitou o convite do bispo do Havaí para servir no país que estava sofrendo com a epidemia de lepra. O governo local enviava os doentes para uma ilha chamada Molokai, e lá os deixava abandonados.

 

Os pequenos de Molokai não tinham nenhum tipo de assistência, mas a Igreja não os abandonou. São Damião foi ordenado sacerdote e junto com outros 3 padres foram para a ilha.

 

O serviço aos mais necessitados

Os doentes da ilha não tinham como trabalhar, roubavam-se entre si e matavam-se por um punhado de arroz. A ilha havia se tornado uma grande prisão para os leprosos, que eram abandonados lá à própria sorte.

 

Naquele local abandonado, o padre começou a trabalhar. O primeiro passo foi recuperar o cemitério e enterrar os mortos. Com frequência, ia à capital comprar faixas, remédios, lençóis e roupas para todos.

 

Depois, São Damião construiu uma pequena igreja para ministrar os sacramentos ao povo. Nesse meio tempo, escrevia para o jornal local, contando os terrores da ilha de Molokai. Essas notícias se espalharam e abalaram o mundo, assim, todo tipo de ajuda humanitária começou a surgir.

 

Com essas provisões, São Damião conseguiu erguer um hospital. Um médico que havia contraído lepra foi para a ilha ajudar São Damião, e com o tempo conseguiram construir um aqueduto para ajudar a higiene local.

 

Veja também: Testemunho de uma enfermeira missionária

O trabalho era diário, entre assistência espiritual, oração e trabalho manual para aliviar o sofrimento daquele povo. São Damião de Molokai foi consumindo sua vida em favor dos pequeninos de Molokai.

 

Canonização

Após 10 anos de serviço incessantes, Damião contraiu lepra e a doença rapidamente tomou conta de seu corpo.

 

São Damião de Molokai faleceu em 15 de abril de 1889. Em 1995, padre Damião de Molokai foi beatificado pelo Papa São João Paulo II, e em 11 de outubro de 2009 foi canonizado pelo Papa Bento XVI.

 

Sua festa se celebra no dia 10 de maio.

 

Sugestão de Filme

Em 1990 foi produzido o filme “Damião. O Santo de Molokai”, que conta a história do santo. É possível encontrar o filme na internet e vale muito a pena assistir e entrar um pouco mais no mistério da vida deste homem, que nos ensina a consumir a vida pelos pequeninos.

 

Oração a São Damião de Molokai

“Ó Deus, só vós sois santo e sem vós ninguém pode ser bom. Pela intercessão de São Damião de Molokai, dai-nos viver de tal modo que não sejamos despojados da vossa glória. Por Cristo nosso Senhor, amém!”

 

São Damião de Molokai, rogai por nós.

 

Pode te interessar:

0 Comments

    Leave a Comment

    dois + 3 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password