Santa Joana D’arc: a força inspiradora da mulher segundo o coração de Deus

Santa Joana D’arc é uma figura icônica da história e um exemplo inspirador da força e da coragem da mulher católica. Venerada como uma grande Santa pela Igreja, Joana D’arc desafiou os padrões de sua época e, com sua fé inabalável, liderou exércitos, defendendo a fé e a nação.

A vida da Santa Guerreira

Joana D’arc nasceu em Domrémy, França, no século XV. Desde jovem, ela passou a receber revelações e visões de São Miguel Arcanjo e de Nossa Senhora. Ajudou a França a se libertar do domínio inglês durante a Guerra dos Cem Anos, tornando-se a própria Inglaterra, anos mais tarde, protestante.

A pequena Santa de apenas 15 anos, com a força da graça e a coragem de defender o que era certo, moveu exércitos e tornou-se uma das figuras femininas mais importantes da história.

Apesar da descrença inicial das autoridades, Joana D’arc demonstrou coragem e liderança ao conduzir o exército francês à vitória em várias batalhas cruciais.

O que torna Joana D’arc um exemplo tão poderoso para as mulheres católicas é a sua força interior e a sua conexão profunda com Deus. Mesmo diante de desafios e adversidades, Joana D’arc permaneceu firme em sua fé e em sua missão, dando um testemunho notável de confiança na providência divina.

O legado de Santa Joana D’arc

O legado de Santa Joana D’arc continua vivo até os dias de hoje. Ela é uma padroeira para muitas mulheres católicas, que encontram nela um exemplo de determinação, fé e coragem.

Sua vida nos lembra que as mulheres têm um papel crucial na Igreja e na sociedade, e que sua força e dedicação são fundamentais para a construção de um mundo melhor.

A exemplo de Maria, a mulher segundo o coração de Deus, é capaz de mudar toda a realidade a sua volta.

Santa Joana D’arc personifica a força da mulher que confia e se entrega a Deus, que encontra sua inspiração na fé e no exemplo de santas e mulheres virtuosas ao longo da história.

A mulher católica é chamada a desempenhar diversos papéis na Igreja e na sociedade, como mãe, esposa, profissional e líder espiritual. Ela é convidada a seguir o exemplo de Joana D’arc, confiando em Deus, defendendo seus valores, defendendo a fé, a liberdade e a verdade e contribuindo com seu carisma único para a Igreja e para o mundo.

Oração à Santa Joana D’arc

Senhor, suplicamos-lhe o perdão dos nossos pecados pela intercessão de Santa Joana d`Arc, virgem e mártir, pela sua castidade de vida e cada virtude que a tornou agradável aos Seus olhos. Amém.

Santa Joana d`Arc, eis-me aqui, prostrado diante do trono em que apraz à Santíssima Trindade colocá-la.

Cheio de confiança em sua proteção, rogo-lhe que interceda por mim diante de Deus, dignando-se lançar um olhar sobre este seu humilde devoto.

Como a uma das esposas eleitas de Cristo, dirijo-lhe confiantemente o meu pedido de que me sustente no sofrimento, fortifique-me nas tentações, proteja-me dos perigos que me rodeiam, obtendo-me as graças de que tanto necessito, em particular (especifique, aqui, o seu pedido).

Acima de tudo, espero contar com a sua santa assistência na hora da minha morte.

Santa Joana, pela sua poderosa intercessão junto de Deus, rogai por nós!

Santíssima Trindade, nunca cessaremos de lhe agradecer pelas graças concedidas à bem-aventurada sempre virgem Maria e à Sua serva Santa Joana d`Arc, e pela intercessão de ambas imploramos, mais uma vez, que tenha piedade de nós. Amém.

Revelado para o mundo de modo a reviver a fé, a esperança e a caridade das almas cristãs. Eu me prostro a vossos pés minha querida santa, digna, virgem, cheia de graça e bondade e peço que receba as orações deste seu humilde servo e obtenha para mim a pureza de teu terrível sacrifício e a fortaleza de sua alma e faça com que eu resista aos mais terríveis ataques e que eu venha a sentir este seu amor ardente para o Nosso Senhor Jesus Cristo, amor este que os mais terríveis tormentos não o fez extinguir em ti .

Assim espero que seguindo este exemplo santo e imitando sua vida, eu possa um dia estar contigo no paraíso. Na hora de minha agonia final venha em meu socorro, fique ao meu lado e me conduza a presença de Jesus. Amém!