fbpx

Santa Escolástica e São Bento – A Santidade na família

Santa Escolástica, é uma Santa Católica de grande importância para as ordens religiosas.

A relação entre irmãos sempre foi um tema amplamente discutido e abordado na literatura, cinema, etc. Isso, porque trata-se de uma relação muito profunda. Em geral, ou os irmãos são muito próximos e vivem uma certa parceria, ou são brigados, e totalmente diferentes.

Temos o caso de Caim e Abel, Ismael e Jacó, mas também de Abraão e Ló e Tiago e João.

Enquanto os primeiros se afastaram, sendo Caim responsável pela morte de Abel, os últimos se uniram e buscaram juntos ao Senhor e decidiram juntos seguir o Cristo.

É o caso da Santa de hoje. Santa Escolástica é a irmã de São Bento. Assim como ele foi o responsável pela fundação dos monges Beneditinos, Santa Escolástica fundou a vertente feminina da ordem.

Pequena Biografia

Santa Escolástica e São Bento nasceram na Itália, no ano de 480, em uma família nobre, sua mãe faleceu no parto dos gêmeos.

Receberam uma educação católica e ainda na juventude ela fez um voto de castidade à Deus. Enquanto ela discernia o chamado de Deus para sua vida, São Bento fundou a ordem dos Beneditinos, se tornando um sinal para Santa Escolástica que entendeu que a regra de vida criada pelo irmão era o “algo a mais” que ela buscava.

Por isso, fundou o ramo feminino dos beneditinos.

O mosteiro das beneditinas, que começou pequeno, logo cresceu e várias moças começaram a viver a consagração total a Deus na oração e no trabalho.

Veja também: São Bento – O Santo que não tinha medo do demônio

O amor entre irmãos

Santa Escolástica e São Bento eram profundamente unidos, em comunhão espiritual e busca por Deus. No cotidiano viam-se muito pouco, apenas uma vez por ano, por uma escolha de radicalidade da parte dos irmãos.

A tradição nos conta que certa vez, num desses encontros em que estavam São Bento, Santa Escolástica e alguns monges e monjas dos dois mosteiros, eles passaram o dia conversando sobre as coisas de Deus. A noite, São Bento os mandou voltar cada um para seu mosteiro, porém Santa Escolástica queria ficar mais, pois a conversa era de uma grande riqueza espiritual. Por isso, rezou a Deus para que continuassem lá. Na mesma hora começou uma grande chuva que impediu que eles fossem embora, e assim permaneceram a noite inteira juntos e conversando.

Após 3 dias desse acontecimento, Santa Escolástica faleceu, São Bento, em oração, viu o espírito da irmã, como uma pomba, entrar no Paraíso. Esse é o motivo de Santa Escolástica sempre ser representada com uma pomba branca.

Quarenta dias após a morte da irmã, São Bento faleceu também e foi encontrar-se com ela presença de Deus.

São Bento e Santa Escolástica são muito importantes para a Cristandade, especialmente no Ocidente. Suas ordens foram pioneiras e após elas várias outras surgiram. Sua regra, baseada no “Ora et Labora” (“Reza e trabalha”) permanece até hoje, influenciando centenas de pessoas.

Oração à Santa Escolástica

“Ó Deus, Pai de misericórdia, Santa Escolástica mostrou que nossa missão é servir, é carregar os fardos uns dos outros, é promover a harmonia e a paz entre todos os homens. Dá-nos compreender em profundidade esses teus desígnios, para que nos aproximemos de Ti, para que Te reconheçamos nos irmãos e para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. Amém.”

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password