fbpx

Jovem, você tem um lugar especial no coração da Aliança

Os jovens têm uma atenção ESPECIAL na Aliança de Misericórdia. E para essa missão, a Aliança realiza várias atividades de evangelização. Nós falamos sobre isso em outro texto, disponível aqui no site. Clique aqui para ler e ficar por dentro.

Temos um nome!

A Geração Acordi é o nome dado ao Movimento Jovem de toda a Aliança. Ou seja, em qualquer missão que estejamos, em qualquer região ou país, os jovens inseridos neste Carisma fazem parte da Geração Acordi, uma geração que “nasceu para incendiar a sociedade com a misericórdia! É uma nova geração de jovens que o Senhor levanta, acorda, para continuar a missão de Jesus de transformar esse mundo num mundo novo, humanizado, para que nossa vida seja ‘assim na terra, como no céu!’”, resumiu o diretor espiritual do projeto, Pe. Leandro Rasera, em uma de suas colocações.

Somos Filhos – MUITO AMADO – de Deus

Sendo assim, é importante ressaltar que um dos eixos que sustenta a espiritualidade e obras de fé dessa galera, é a certeza da identidade de Filhos de Deus. Mas, pregar e descobrir essa verdade profunda é um grande desafio, dada a cultura do relativismo e do vazio do nosso tempo.

“Qual é o drama da juventude hoje? É a falta de sentido. Este é o grande drama existencial: o nada, aquilo que a gente chama de niilismo. [Diz alguns jovens] ‘Minha vida é um nada. Por que eu preciso viver se tudo é nada? Então, vou tirar minha vida’. Mas, o que é isso? É o engano, porque esses jovens ainda não descobriram a verdade sobre si mesmo. (…) nós somos Filhos, esta é a nossa identidade. Não somos órfãos, não somos frutos do acaso, do nada, somos filhos de Deus, muito amados!”, destacou Pe. Leandro.

Pe. João Henrique reza por duas jovens, durante missão na Polônia

Eles precisam de atenção

Na Polônia, uma jovem participante do Movimento, Ania, de 20 anos, nos relatou como vê a realidade dos jovens.

“A situação dos jovens na Polônia não é a ideal. Acho que o desafio para os jovens é ser eles mesmos. Os jovens querem ser como os outros. Eles mudam seu comportamento, seu pensamento por outros. (…) Eles geralmente têm uma relação ruim com seus pais, preferem cada vez mais jogar no telefone do que passar tempo com alguém. Acho que a necessidade local é a autoaceitação, limitando eventos e álcool entre os jovens, e mais atenção dos outros. Acho que os jovens clamam por atenção, querem ser amados e aceitos. Eles precisam de atenção”.

 Justyna é jornalista e missionária da Aliança em terras polonesas. Ela nos contou que “nos últimos anos, os jovens poloneses são do grupo que mais rápido se afastam da Igreja e de Deus, entre os países de toda a Europa. Os jovens duvidam da Igreja e que Deus existe. Além disso, muito rápido cresce o número de suicídios entre os jovens”. 

O Agora de Deus

Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, Papa Francisco disse que os jovens são o “Agora de Deus”. “Depois de observar a Palavra de Deus, não podemos limitar-nos a dizer que os jovens são o futuro do mundo: são o presente, estão a enriquecê-lo com a sua contribuição”, reflete.

Nunca foi dito que seria fácil, mas é necessário o resgate daqueles jovens que se perdem nas falsas ideologias, mazelas, violências, caminhos que os levam à morte. Igualmente, faz-se necessário estarmos atentos às suas necessidades.

“Muitos jovens vivem em contextos de guerra e padecem a violência numa variedade incontável de formas: raptos, extorsões, criminalidade organizada, tráfico de seres humanos, escravidão e exploração sexual, estupros de guerra, etc. Outros jovens, por causa da sua fé, têm dificuldade em encontrar um lugar nas suas sociedades e sofrem vários tipos de perseguição, que vai até à morte. Numerosos são os jovens que, por constrangimento ou falta de alternativas, vivem perpetrando crimes e violências: crianças-soldado, gangues armados e criminosos, tráfico de droga, terrorismo, etc. Esta violência destroça muitas vidas jovens” (Papa Francisco – Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit,).

“(…) Não podemos ser uma Igreja que não chora à vista destes dramas dos seus filhos jovens”, continua o Sumo Pontífice.

Ser um agente de transformação

O Espírito Santo é o grande transformador e é Ele quem impele cada Carisma, em diferentes formas, nesta árdua missão.

Nessa batalha, a arte é uma potência, como nos colocou a missionária Bianca Gomes, integrante do Acordi.

’A arte tem a capacidade de impactar a sociedade’. Eu ouvi essa frase uma vez, e isso mexeu muito comigo, porque percebemos isso no mundo, o quanto a arte influencia e causa impactos na sociedade. Isso não é diferente dentro da Igreja, dentro das Comunidades. A arte deve causar esse impacto: seja no teatro, na poesia, na música…, e hoje, na evangelização com jovens, percebo que ela tem, de fato, essa nobreza de mostrar um pedacinho da Eternidade. Eu percebo que muitas vezes as nossas músicas, que são uma forma de evangelização, causa nas pessoas uma sensação de saudade de Deus”.

A polonesa Ania, completou a respeito da alegria de testemunhar uma vida verdadeiramente livre:

“Há muita alegria na Aliança, desta verdadeira alegria de Deus. Os jovens precisam de alegria, porque muitas vezes são tristes e têm depressão. Vocês falam sobre liberdade e amor de Deus, o que te liberta da tristeza e dos vícios. Se pode ver que vocês estão livres e verdadeiramente felizes. Tenho a impressão de que a Aliança aceita todos. Eles podem se sentir bem, aceitos e amados. Eles não têm que fingir ser outra pessoa que não são, mas eles são aceitos por serem eles mesmos”. 

Ceará: Um sertão frutífero

No Ceará, onde a Aliança está presente há bastante tempo, contemplamos uma enorme graça com a evangelização dos jovens. Terra fértil em vocação e frutífera nos testemunhos de santidade. Assista o programa onde mostramos a Geração Acordi nessa região. Terra onde moravam Celina e Vitória, que também já falamos aqui no site, e muito nos inspiraram na busca pelo Reino de Deus.

Testemunhe você também!

Se você quer saber mais sobre os encontros para jovens, entre em contato com nossa Secretaria de Evangelização: (11) 93036-2174.

Quer ser um anunciador dessa verdade de filho de Deus, como um membro da Aliança? Entre em contato conosco e saiba mais sobre como fazer parte.

Vocacional Aliança de Misericórdia: (11) 99586-7742.

Se ouvires o chamado, não hesite em dizer “SIM”. Entre em contato conosco ainda hoje: (11) 99586-7742.

Participe do Congresso Jovem da Aliança de Misericórdia

Clique aqui e faça a sua inscrição.

Congresso Jovem é um momento único. Há uma unção sobrenatural nesses dias, que Deus reserva para os jovens.

Um momento muito especial e quem participa testemunha a transformação, as graças e as experiências vividas juntos.

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password