fbpx

Geração Z? Millenium? Eu sou é Geração Acordi!

Na última semana, “bombou” na internet o termo “cringe”. E se você sabe o que é isso sem precisar ‘apelar’ para o Google, o Congresso Jovem da Aliança, que aconteceu no final de semana, foi feito especialmente pra você!

Brincadeiras à parte, mesmo que você tenha recorrido à pesquisa, mas se considera uma alma jovem, como o nosso fundador Pe. João Henrique, de 66 anos, o evento também foi pra você!

Perdeu? Corre no nosso canal do Youtube para ficar por dentro do que rolou.

Olhar voltado aos jovens

E por falar em jovens, se você conhece a Aliança há pouco tempo, talvez pense: “Ah, é aquela instituição que faz evangelização com as pessoas em situação de rua e tem casas de acolhida”. E está certinho! Mas, muito além das ações com as pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas, cortiços, favelas… a Aliança tem uma especial atenção aos jovens. Isso mesmo! Olha só o que diz os estatutos do Movimento:

Uma atenção especial será dada aos jovens, para responder ao convite da Igreja ‘Chamo-vos portanto, jovens do mundo inteiro, e envio-os como Cristo enviou os apóstolos. O futuro da Igreja depende de vós, a evangelização da terra nos próximos decênios depende de vós¹’”(Estatutos Aliança de Misericórdia – Natureza e Missão – § 12).

Palavra do presidente da Obra

Na série “Na Fonte”, com o padre Custódio, presidente do Movimento, ele diz que esse olhar especial à juventude se deve à beleza própria dessa época. Ora, é um período de entusiasmos, de ideais e onde, geralmente, se desperta para uma vocação. Porém, período também de vulnerabilidades e onde muitos são tão atingidos pelas falsas ideologias.

(…) Se olharmos o mundo aí fora, percebemos como essa sociedade de hoje tem destruído os jovens. O consumismo, o materialismo, as correntes ideológicas, os vícios, o sexo desenfreado… O jovem, que é a esperança do amanhã, tem sido destruído hoje por nossa sociedade”, disse o sacerdote no vídeo.

Assista aqui esse episódio na íntegra, pra entender melhor sobre o cuidado que a Aliança busca ter com a juventude.

Qual é a sua geração?

Na organização social, somos todos “divididos” por gerações, dependendo do espaço de tempo em que nascemos. Certamente você já ouviu falar delas: Geração Baby Boomers, Geração X, Geração Y (ou famoso millennials), Geração Z e, atualmente, a Geração Alpha.

Cada uma dessas “divisões”, apresenta traços de comportamento próprio, o que, levando em consideração outros fatores externos, as caracterizam como tal.

E nesse papo de gerações, a Aliança não fica de fora.  Você sabia que aqueles que participam do Movimento, no trabalho dedicado aos jovens e que desfrutam desse período em suas vidas, fazem parte da Geração Acordi? Explicações à frente…

Será um Millennial?

E agora vale uma curiosidade: conhecendo nosso maior público de acesso ao site, socialmente falando, desconfiamos que você que está lendo agora seja um “millennial” (Geração Y). Então, possivelmente, seja participando ou acompanhando por nossas redes sociais, já ouviu falar da Cristoteca, do Transfiguração e dos encontros ‘Thalita Kum’, (acertamos?). Essas são algumas frentes de evangelização que a Aliança desenvolve especialmente com os jovens. Veja só:

Thalita Kum

É uma evangelização feita de jovens para jovens, afastados da vida da igreja, ou que já se envolveram em maus caminhos. É uma experiência de profunda conversão e de encontro com Deus, atingindo a mensagem Kerigmática. O Thalita Kum nasceu para “despertar” os jovens!

Cristoteca

É uma balada dentro de uma vivência cristã, com um espaço alternativo onde os jovens podem se encontrar para uma diversão saudável e santa. Através da dança, do teatro e da música, em um ambiente muito parecido com os de eventos noturnos seculares, essa balada tem como objetivo levar os jovens a terem uma experiência com Deus, o único que pode preencher o vazio de nossos corações com a verdadeira vida.

Transfiguração

O Transfiguração é um retiro dinâmico destinado a jovens de 12 a 18 anos de idade, organizado pelos próprios jovens, com momentos de pregação, oração e, principalmente, gincanas, que de maneira muito divertida e lúdica, carregam a mensagem central do amor de Deus.

jovens participam de desafio em encontro Transfiguração

 

Somos resilientes

Com esse período pandêmico, atividades como estas ainda estão suspensas em várias localidades, mas, a criatividade no anúncio é pra lá de S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L e a evangelização não para.

No Ceará, por exemplo, os jovens que esse ano estão na Escola de Evangelização estão evangelizando também através do celular. Em oração, pedem a Deus números de telefones que possam entrar em contato e assim levarem a Boa Nova. A experiência tem gerado muitos frutos.

Outro exemplo é o próprio Congresso, que desde 2020 precisou se adaptar ao cenário remoto e, para a surpresa dos organizadores, deu muito certo. Podemos também citar o Andar de Cima”, uma live semanal, levada pela galera do Acordi, ministério de música, com orações, partilhas da Palavra e, uma característica especial: a liberdade no Espírito.

Geração Acordi

Então, conhecendo mais sobre as atividades da Aliança com os jovens, hora de saber que, independente da época em que nasceu, todos que se consideram jovens e têm o profundo desejo de viver a cultura do Reino de Deus, na Aliança fazem parte da Geração Acordi, ou seja:

A Geração Acordi é a geração dos jovens do Thalita Kum que não voltarão a dormir nunca mais! Nossa vida deve ser um Thalita Kum permanente! Uma vez acordados pelo amor do Pai, uma vez termos sido contagiados pelo fogo do Reino de Deus, é impensável que alguém possa ter saudades do que viveu antes, por melhor que tenha sido.

A Geração Acordi nasceu para incendiar a sociedade com a misericórdia! É uma nova Geração de jovens que o Senhor levanta, acorda, para continuar a missão de Jesus de transformar esse mundo num mundo novo, humanizado, para que nossa vida seja ‘assim na terra, como no céu!’”, definiu o padre Leandro Rasera, diretor espiritual da GA.

E, como citado por ele durante o Congresso Jovem 2021, em tempos pandêmico, onde se fala do “novo normal”, “qual é o ‘novo normal’ que devemos viver? O normal do Reino de Deus. Este é o “Great Reset”. Recomeçar a partir do Reino de Deus”. Aqui e agora!

Desafio – Eu sou a Geração Acordi

E aí, depois de ler tudo isso, você tem esse coração jovem que anseia pelo Reino? É Geração Acordi? Clique aqui e assista o vídeo Somos a Geração Acordi, e nos conte depois na sua rede social com a tag #eusougeracaoacordi.

¹João Paulo II. Discurso para a jornada das missões, outubro de 1958.
Imagem de destaque: Chang Duong, no Unsplash.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password