fbpx

Frutos da Missão em Capela do Alto

jovem seguram placa

Durante os meses de junho e julho aconteceu Missão Thalita Kum, com o tema “Sal da terra e luz do mundo”, na cidade de Capela do Alto, à 145 km de São Paulo.

Caminho de amadurecimento

Desde junho de 2013 existe um grupo de missionários de Aliança na cidade que realiza trabalhos e evangelização nos bairros mais carentes, junto às famílias.

Criança pinta rosto de garota
Atividade com as crianças. 

Para que a Missão Thalita Kum pudesse acontecer com sucesso, o grupo contou com o apoio do pároco, Pe. Carlos Eduardo de Oliveira, que incentivou e colaborou intensamente para que a estrutura estivesse parecida com o que acontece em outros lugares, como louvor na praça e tenda de adoração com Jesus Eucarístico exposto.

Os paroquianos das comunidades também colaboraram, pois emprestaram os banheiros para utilização dos evangelizadores e as cozinhas das igrejas dos bairros para o preparo do lanche dos missionários e para as breves formações e partilha.

Alguns membros do Movimento em Sorocaba participaram, assim como a missionária Bruna, de São Paulo, que ajudou na evangelização das crianças.  Todos os dias as atividades se encerravam com um luau e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Missão alcançou bairros carentes, como Praça Nova Capela, Bairro do Porto, Bairro do Higino, Bairro do Iperozinho. Cerca de 70 missionários participaram das ações que incluíram visitas porta a porta, intercessão na tenda de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades com as crianças.

Por um fio

Os missionários, normalmente voltam com muitas boas experiências de contato com a realidade de cada família.

pessoas fazem adoração ao Santíssimo em praça pública
Momento de adoração ao Santíssimo em praça pública.

O missionário de Aliança, Sandro, contou algo muito interessante que ocorreu enquanto ele estava na tenda de oração. “No primeiro dia de missão, que aconteceu no bairro da Nova Capela, estava na intercessão, quando um homem se aproximou e sentiu-se tocado em passar um dia conosco. 

Chegando fim do dia, ele contou-nos que se dirigiu ao bairro por vingança. Disse que estava com o coração carregado de ódio, com o objetivo de ir até a casa da ex-mulher para se vingar dela e de seu atual esposo.

Porém, quando passou por nós e viu o movimento se sentiu atraído e resolveu parar. Ao entrar na tenda da intercessão com Jesus Eucarístico, sentiu que seu coração estava sendo tocado e transformado, desistindo do mal que havia planejado”.

Momento de alimentar a fé

A missão também é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e descobrir novas habilidade, superando assim dificuldade; o missionário é embaixador de Jesus, e prepara o caminho dos corações para a Boa Nova.

Não foi diferente com Mayra Fernanda, que foi destinada, juntamente com outros dois missionários, para o bairro do Porto. Ela partilhou que tem muita dificuldade de abordar pessoas desconhecidas, mas que era o que Deus lhe pedia no momento.

Logo na primeira casa que visitaram, os atendeu um senhor muito educado; “quando olhei para ele, disse Mayra – sentia que precisava ser escutado; quando o cumprimentei e perguntei se estava tudo bem e sua resposta foi: “não muito bem”, ali eu já sabia que não era em vão que Deus me colocava ali”.

Era um pastor evangélico que conversou longamente com os três missionários, contando sua caminhada de fé e até revelando que havia sido seminarista.

“O que mais me impressionou foi o modo de agir de Deus; porque pouco antes de irmos até sua casa, eu perguntei para uma das pessoas que estava comigo, ‘como é que se falava com pessoas de outra religião’. (…)

Quando ele falava da sua vida, eu via uma necessidade de ser escutado apenas, não era preciso grandes coisas, ele não precisou abrir os portões da casa, mas abriu seu coração!”

Durante todo o tempo, partilharam de experiências de missão e de vida, no fim, perceberam que o que vale é o caminho trilhado para se chegar ao Reino dos Céus.

Entendi neste final de semana que Deus nos capacita quando menos esperamos e aceitamos fazer sua vontade, mesmo sem compreender na hora. Pois, quando Ele deseja não existem barreiras para falar do Seu Amor, e que é preciso lutar pelo Reino a todo instante aqui na terra“.

Coincidência ou Providência?

Negar um apelo de Deus, pode fazer com que se perca oportunidades únicas de experimentar o Seu Amor de maneira concreta.

Grupo de missionárias
Grupo de missionárias da Missão Thalita Kum.

Foi o que aconteceu com Luana, que ao dizer sim à esta missão, pôde ainda mais ser testemunha de que o poder de Deus, não tem limites.

“Me chamo Luana e participo da Aliança de Misericórdia em Sorocaba há 5 anos!

No ano passado sofri um acidente de carro em Sorocaba, no dia 15 de agosto, e foi muito grave. Muitos rezaram para minha recuperação, tanto pessoas do Movimento, quanto de fora. Portanto é uma graça estar aqui hoje.

Tive a oportunidade de ir no primeiro dia da missão em Capela do Alto, no bairro da Nova Capela. Quando estava fazendo a evangelização porta a porta com mais duas pessoas. Batemos em uma casa e então, começamos a conversar com uma senhora que se chama Dona Maria e fomos muito bem recebidos na casa dela.

Depois de muita conversa falei que morava em Sorocaba, qual não foi a surpresa quando ela se voltou para mim e perguntou como que estava a menina que tinha sofrido um grave acidente. Na época havia recebido um pedido de oração para que rezasse pela garota, e queria saber se tinha melhorado ou morrido.

Disse que havia rezado muito por ela. Fiquei emocionada e revelei que aquela garota pela qual ela havia intercedido era eu, Dona Maria ficou muito feliz e surpresa por ver como estava bem e me recuperado tão rápido.

Vejo que Deus cuida de cada detalhe e que é necessário deixar ser conduzida pelo Espírito Santo para ser levada para as pessoas certas. Eu mesma fiquei muito feliz em ver como a Misericórdia de Deus é alcançada pela oração sincera“.

Louvemos a Deus por tanto amor, pela comunhão da Santa Igreja. Continuemos a interceder pelo mundo, pelos que sofrem, pois, não sabemos até onde chegará a oração.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password