Festa da Misericórdia, a data para celebrar o Amor Misericordioso
A Festa da Misericórdia entrou para o calendário de festividades da Igreja Católica no ano de 2000, quando o então Papa São João Paulo II, seguindo o pedido feito pelo próprio Cristo à Santa Faustina, determinou a comemoração do 2º domingo da Páscoa como a “Festa da Divina Misericórdia”.
O pedido havia sido feito pelo próprio Jesus à Santa Faustina no ano de 1933, e podemos acompanhar no diário da santa polonesa:
“A minha imagem já está na sua alma. Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia e quero que esta imagem seja abençoada solenemente” (Diário de Santa Faustina, p. 49).
Por que o 2º domingo da Páscoa?
Jesus escolheu o Tempo Pascal por ser a celebração de Sua vitória sobre a morte, o sofrimento e o pecado.
Um tempo de alegria e júbilo para toda a Igreja. O 2º Domingo da Páscoa é conhecido como o “Domenica In Albis”, pois era nesse dia que os recém batizados tiravam suas vestes brancas como simbolismo de que renasceram dos pecados.
O Sangue e a Água que brotaram do coração de Jesus na Cruz são essa fonte onde podemos renascer, onde cada pecador banhado se lava e sai como filho amado que voltou para casa.
Sabemos que a imagem que Jesus pediu para Santa Faustina pintar é a famosa Imagem de Jesus Misericordioso, vestido com túnica branca. Do Seu peito aberto saem dois raios: a água e o sangue ainda brotam de Seu coração misericordioso e são derramados para toda a humanidade.
Essa imagem possui diversos simbolismos profundos e muito bonitos que são explicados no diário de Santa Faustina e representam o Cristo que não cessa de nos amar.
É o próprio Deus quem caminha em nossa direção e derrama os raios de misericórdia sobre a nossa vida para que sejamos curados de nossas feridas.
São João Paulo II ao instituir uma festa dedicada à Divina Misericórdia também consagrou o Milênio à Infinita Misericórdia de Jesus, trazendo a esperança de que as comportas divinas sejam abertas, para que as misericórdias sejam derramadas sobre a humanidade, como disse Jesus à Santa Faustina:
“Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate”. (Diário de santa Faustina parágrafo. 699).
Torne-se um doador mensal e receba em sua casa uma lembrança da Divina Misericórdia.
Acesse www.misericordia.com.br/cad, faça seu cadastro e receba em casa esse presente especial.
Você também pode entrar em contato conosco pelo Whatsapp (11) 99665-5599 ou no link: http://bit.ly/DoadorDeMisericordia
Como viver bem a Festa da Divina Misericórdia
Para nós, Aliança de Misericórdia é muito importante bem viver essa festa, com o coração grato a Deus pelas inúmeras misericórdias que Ele derrama em nossas vidas.
Na Aliança buscamos nos preparar rezando a Novena de Divina Misericórdia.
Buscamos viver de maneira profunda, buscando na palavra os traços e ensinamentos da misericórdia de Deus.
Procuramos, como Comunidade, exercitar ao máximo possível as obras de misericórdia nesse dia, em especial o cuidado aos pobres.
Sabemos que por conta da pandemia em muitos locais não será possível participar da Santa Missa presencialmente, ou mesmo realizar uma ação com os pobres, mas é possível acompanhar digitalmente e oferecer realizar alguma obra de misericórdia espiritual. Saiba mais sobre as obras de misericórdia.
O mais importante é lembrarmos de viver profundamente esse dia de graça, com o coração aberto para acolher o Jesus Misericordioso que nos visita e dizendo com toda a convicção:
Jesus, eu confio em Vós!
Confira a programação da Festa da Misericórdia da Aliança, que será transmitida pelo Youtube e pelo Facebook:
08h – Animação e Oração
08h45 – Pregação e Oração
10h20 – Intervalo
10h50 – Animação
11h10 – Pregação e Oração
12h40 – Intervalo
14h – Animação
14h30 – Adoração Eucarística
16hs – Santa Missa
Confira o convite do Pe. Custódio para a Festa da Misericórdia:
0 Comments