O número de bilionários cresce, e a fome também!

No mesmo dia em que o Brasil ganha 11 novos bilionários na lista da Forbes, os jornais também noticiam o crescimento da fome pela 1° vez em 17 anos.

Em um momento tão delicado em que vivemos, devido a pandemia provocada pelo Covid-19, e onde a saúde se torna um bem precioso, também despertamos como sociedade para enxergar com mais atenção outras realidades, como a pobreza e a desigualdade social.

Números recordes

No último ano, um número recorde de 493 pessoas se uniu ao ranking mundial de bilionários da Forbes. Dentre os novatos, 11 brasileiros se uniram ao grupo total de 2.755 pessoas bilionárias no mundo. Surpreendente, não? Ainda mais observando neste mesmo período de 2020, em que a pandemia deixou 19 milhões de pessoas com fome, em um cenário totalmente oposto, atingindo 9% da população brasileira. Essa é a maior taxa desde 2004. Há 17 anos, de acordo com a pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Algo importante que deve ser observado nesse estudo são os estágios da fome, que representa também a insegurança alimentar. Pela definição da ONU, “a segurança alimentar só existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico, social e econômico a uma alimentação suficiente, segura e nutritiva que satisfaça as suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável“.

Neste sentido, conseguimos entender que 19 milhões de brasileiros não tinham o que comer, passaram fome. E, em uma condição de insegurança alimentar, mais da metade da população brasileira não teve certeza se haveria comida suficiente em casa no dia seguinte, teve que diminuir a qualidade e a quantidade do consumo de alimentos e até passou fome, segundo a pesquisa.

É realmente impressionante quando vemos números tão altos de pessoas sofrendo em situação de plena miséria, escassez e fome.

Combate à fome, à miséria e desigualdade social

Neste período de tanta desigualdade social, nós da Aliança de Misericórdia queremos em nome deles, do Cristo vivo que se faz presente nos nossos pequeninos que vivem excluídos da sociedade, te convidar a unir-se a nós à frente do combate à fome, à miséria e desigualdade social, com um gesto concreto de solidariedade nesta Festa da Misericórdia, que será celebrada agora no dia 11 de Abril. Nos ajude no atendimento a tantas famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua, dos quais temos prestado atendimento.

Sabemos que os tempos são difíceis para todos, mas muito mais para quem não tem outra esperança a não ser a nossa ajuda!

Saiba mais: Conheça os trabalhos de ação social da Aliança.

Gesto concreto de solidariedade

Ajude-nos a alcançar mais vidas com a alegria da Ressureição de Jesus e a contagiar mais amigos e familiares com esta alegria do amor que faz passar da morte à vida!

Se você deseja combater a fome conosco e prestar esse auxílio básico às milhares de pessoas que têm nos procurado, você será muito bem-vindo! Precisamos de toda ajuda!

Dados e informações

Você pode colaborar com doações pelo PIX pela chave: CNPJ.: 04.186.468/0001-73.

Ou tornando-se um doador mensal por boleto/carnê, débito automático, cartão de crédito ou transferência bancária, entrando em contato com nossa Central de Relacionamentos, pelo Whatsapp 11 99665-5599.

Fontes

Forbes