A Escola de Evangelização, Intercâmbio Missionário é um projeto iniciado no ano de 2008 na Associação Aliança de Misericórdia, com o desejo de capacitar evangelizadores, autênticas testemunhas do Evangelho para nossos dias. Compreendendo que “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade” [1].
O projeto
A EE Intercâmbio Missionário proporciona um ambiente de capacitação humana, espiritual e pastoral, através de encontros teóricos e práticos, promovendo experiências de vida comunitária, intercâmbio nacional, missões, orações pessoais e comunitárias, ações sociais, voluntariado, além de um rico conhecimento espiritual e cultural. Para isso, conta com a presença de tutores que moram no mesmo ambiente e outros que não residente no espaço, a fim de que haja acompanhamento pessoal e comunitário durante todo processo de capacitação.
Este projeto é destinado a jovens acima de 18 anos que desejam vivência uma das experiências mais enriquecedoras de suas vidas.
Madre Teresa de Calcutá dizia que: “Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar e ninguém é tão rico que não tenha nada para receber”. Nessa certeza, os jovens se dedicam por nove meses a uma doação intensa em favor dos mais necessitados espiritual e materialmente, adquirindo uma rica vivência cultural, humana, espiritual e evangelizadora.
Como um projeto do Movimento Aliança de Misericórdia, a força do anúncio do amor misericordioso, que brota do coração de Jesus, é ensinada e experimentada e, com isso, os jovens serão capacitados a testemunhar esse amor.
Discernimento vocacional
Um aspecto interessante, é que o projeto possibilita um espaço de discernimento vocacional. Ele visa, como meta principal, a vocação universal de todo cristão à santidade, mas também auxilia em descobertas vocacionais enquanto riqueza dons desconhecidos pelo jovem ou, atém mesmo, discernimento vocacional quanto ao estado de vida.
A EE Intercambio Missionário está localizada em três estados do Brasil: Ceará, Amazonas e Minas Gerais.
Após os nove meses, os jovens poderão retornas às suas localidades, onde são convidados a transmitirem a força do que vivenciaram.
Inscrições
—
[1] PAULO VI, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: Ao Episcopado, ao Clero, aos fiéis de toda a Igreja sobre a Evangelização no mundo contemporâneo. N.14.