Entre anjos e demônios – Os anjos podem falar comigo? Como eles me regem?

 “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” (CIC n°336).

Sabemos que os anjos são seres espirituais, mensageiros de Deus. E, sabemos também que cada um de nós tem um anjo da guarda a nos proteger e reger. Mas, como isso acontece?

Quando procuramos no dicionário, encontramos a seguinte definição para a palavra “reger”:

“vem do latim ‘rego’ que significa guiar(-se), conduzir(-se), orientar(-se).

Quando dizemos que os anjos nos regem, significa que eles são enviados por Deus para nos guiar, nos conduzir à vontade de Deus. Eles servem ao Senhor em relação ao Seu plano divino de salvação. Eles nos ajudam a alcançar a santidade.

Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por intercessão.

Leia aqui: 7 questionamentos sobre os anjos

Os anjos na história dos fiéis

A Tradição e a Palavra de Deus nos mostram que em diversos momentos da história os anjos interviram em favor dos homens, sempre dentro da vontade de Deus.

Para Tobias, o Anjo Rafael apareceu como homem, falou com ele, caminhou ao seu lado e lhe prestou o auxílio necessário.

Para a Virgem Maria, o Anjo Gabriel aparece e lhe anunciou o nascimento de Cristo. Já para São José, o Anjo apareceu em Sonho.

Leia aqui: Os anjos no Antigo Testamento

Conta a Tradição, que Santa Filomena recebeu a visita de anjos que curaram suas feridas. Santa Joana D’Arc, antes de morrer, viu São Miguel que lhe dava forças para o martírio.

São diversas as formas de manifestação dos anjos, mas, em geral, se dão por sonhos, sensações, pensamentos em oração.

Assim como o Espírito Santo fala conosco nas mais diversas formas, os anjos utilizam de diversos meios para nos mostrar o caminho da vontade de Deus, o caminho da Santidade.

Mas afinal, o anjo pode falar comigo?

Sim, a Igreja nos ensina que o seu Anjo da Guarda pode sim falar com você. E ele sempre fala para nos afastar do caminho da perdição e nos aproximar de Cristo.

Mas, não necessariamente ele vai aparecer e falar em palavras. O anjo, como já foi explicado, pode falar em sonho, em intuição, em oração, pensamento…

5 coisas que você aprendeu errado sobre os anjos na cultura pop

É preciso estar atento e ter muito discernimento também, para sabermos discernir quando é Deus que nos fala (através do Espírito Santo, dos anjos), quando somos nós mesmos falando, e quando é o espírito maligno tentando nos tirar do caminho da Santidade.

Para isso, é necessário oração, autoconhecimento e um bom diretor espiritual que te ajude a discernir os movimentos do seu coração. De qualquer forma, é muito importante rezar pelo nosso Anjo da Guarda, por sua proteção e sempre pedir que ele possa nos guiar no caminho da Santidade. Devemos estar sempre atentos a ele.

 

Reze a oração ao Santo Anjo:

Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,

se a Ti me confiou a piedade Divina,

sempre me rege, guarde, governe e ilumine.

Amém.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Adquira o livro “O segredo dos anjos”, do missionário e professor Rafael Brito. Clique aqui

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password