Dia das Crianças: “deixai-as vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22, 6).

Neste dia 12 de outubro celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também a comemoração do Dia das Crianças, data oficializada pelo presidente Arthur Bernardes por meio do decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Nesse sentido, a comemoração do Dia das Crianças era conscientizar a população sobre a importância da proteção à maternidade, à infância e à adolescência.

Nos dias de hoje, você já parou para pensar como as crianças são uma bênção de Deus em nossas vidas? Comemorar o Dia das Crianças é uma maneira de homenageá-las e uma oportunidade para relembrarmos a importância de proporcionar uma infância saudável a todas elas, assumindo o compromisso com a educação, com a transmissão de valores sólidos e as leis e estatutos que definem os seus direitos.

No Evangelho, vemos Jesus ensinando o valor que os pequeninos têm, seja em Mateus 19,14 onde ele diz:

“Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais. Porque o Reino dos Céus é para aqueles que a elas se assemelham”, ou em Marcos 10,15 onde fala: “Em verdade vos digo, todo aquele que não receber o reino de Deus com mentalidade de uma criança, nele não entrará”.

O TRABALHO DA ALIANÇA COM AS CRIANÇAS

A Aliança mantém uma atenção ao desenvolvimento e ao cuidado com as crianças, que desde o início da Comunidade sempre estiveram próximas. Por muitas vezes, é em vista desse cuidado, que alguns projetos ganham impulso para acontecerem.

A missão de evangelização que hoje mantemos na favela do Moinho, na região central de São Paulo, por exemplo, nasceu após a construção de uma creche, visto a necessidade de oferecer às inúmeras crianças do local, acesso à educação, lazer saudável e pontes para um futuro melhor.

Veja nesse testemunho, como chegamos à comunidade do Moinho e sobre a construção da primeira creche no local.

A seguir, conheça as expressões mais fortes do trabalho da Aliança dedicadas às crianças:

Ações Sociais

O trabalho diário da Aliança da Misericórdia é dedicado à restauração integral do homem, e isso também acontece por meio de projetos educacionais e de acolhidas de crianças e adolescentes.

Na área da educação, atuamos com os Centros de Educação Infantil (creches), e no desenvolvimento e proteção básica a elas, por meio dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA’s) em áreas de grande vulnerabilidade da capital paulista. Também, por meio de outros projetos como o Oratório Menino Jesus, no Rio de Janeiro, o Centro Paraíso, em Moçambique e dois oratórios na Venezuela.

Assista: A educação é coisa do coração | Parte de nós

Além disso, com a modalidade Casa Lar, mantemos quatro casas de acolhimento institucional, estruturadas para receberem crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, com pouca ou nenhuma perspectiva de reinserção familiar.

Estrelinhas da paz

Dia das Crianças - Estrelinhas da paz em MoçambiqueAs “Estrelinhas da Paz” é um projeto de evangelização que nasceu no coração do Padre João Henrique, fundador da Aliança, no ano de 2013.

Isso, motivado pelos pedidos de Nossa Senhora em Fátima e em Medjugorje, para um exército de crianças e pré-adolescentes carismáticos que orassem pela paz no mundo e a conversão dos pecadores.

As crianças que fazem parte desse projeto se comprometem a rezar, diariamente, 10 Ave Marias.

E, em 2019, teve início o Compromisso de Adesão Kids, onde, junto à profissão de vínculos dos membros adultos, elas fazem, livremente, esse compromisso diante da Comunidade. Atualmente, dos acompanhados, 40 crianças já fizeram essa adesão.

Atualmente, as atividades com as Estrelinhas da Paz acontecem, de forma oficial, nas seguintes cidades/país:

  • São Paulo (SP)
  • Itapetininga (SP)
  • São José dos Campos (SP)
  • Alfenas (MG)
  • Manaus (AM)
  • Venezuela

Diversão e evangelização – baixe aqui lindas artes para colorir com as crianças

Fanuel

Dia das Crianças - Fanuel CCA Pe Pio

O Fanuel é um encontro kerigmático para crianças e pré-adolescentes, que tem o intuito de atingir as crianças de diferentes realidades, de pobres a ricas, marginalizadas ou não, chamadas a fazer uma experiência pessoal e íntima com Deus, que os convida a voltar à essência do ser criança.

Um de nossos objetivos é resgatar a essência infantil dessas crianças que foi se perdendo ao longo de sua história. Por isso, o Fanuel, que em hebraico significa “rosto de Deus”, visa devolver às crianças a essência de uma imagem e semelhança de Deus, que é Pai e as ama incondicionalmente, pessoalmente e gratuitamente. O Fanuel usa como métodos de evangelização a Palavra de Deus, dinâmicas, músicas e brincadeiras.

Para saber mais sobre as Estrelinhas da Paz e do Fanuel, e como levá-los para a sua cidade, entre em contato: (11) 99858-5362.

Coral Rouxinol

Dia das Crianças - Coral Rouxinol

Outro destaque é uma atividade que vem ganhando expressão em São Paulo de Olivença/AM. Trata-se do “Coral Rouxinol”, composto pelas crianças acompanhadas no local. A missionária Talita de Cássia explica o projeto:

“O Coral Rouxinol foi ‘revitalizado’ em 2017, com uma apresentação das Estrelinhas da Paz, durante a festividade de Natal. Todos gostaram muito. Percebemos que ali poderia ser um meio de evangelização. Então, em 2018 começamos com várias apresentações e chegamos a contar com mais de 40 crianças”.

Por dois anos, devido a paralisação das atividades na cidade e pelo tempo pandêmico, o Coral ficou sem acompanhamento. Mas voltou em 2022 com bastante entusiasmo. As apresentações são realizadas na paróquia, nos dias de festividades. “O grupo é assim chamado, porque existia há muitos anos um coral na cidade com esse nome, regido por uma freira capuchinha, Irmã Zélia, já falecida. Trouxemos essa atividade de volta também em sua memória”, ressaltou a missionária.

Veja também: Você sabe que tipo de conteúdo seu filho tem acesso?

Família Paraíso

Dia das Crianças - Família Paraíso

Já pensou ser possível, no meio de uma favela, encontrar o Paraíso? Esse é o desafio da evangelização no Moinho, considerada uma das maiores favelas na região central de São Paulo, que chega a abrigar em média 1000 famílias.

Com criatividade e arte, nasceu no local a “Família Paraíso”, um pequeno grupo artístico, com o objetivo de transmitir às crianças a mensagem do Evangelho e incutir seus valores. E, o mais interessante, é que a Família Paraíso é hoje uma evangelização feita por crianças para crianças. O grupo que a compõe realiza apresentações teatrais semanalmente e se mantém engajado com compromissos junto à fraternidade: meditação diária da Palavra, Adoração Eucarística e ajuda nas atividades da capela.

Conheça mais da Família Paraíso e a evangelização através da arte

É assim que a Aliança de Misericórdia atua e entende quão significativa é a sua contribuição para a o desenvolvimento de crianças e adolescentes, promovendo a redução das desigualdades sociais.

Neste dia 12 de outubro, o maior presente que você pode oferecer às crianças que fazem parte da sua vida é justamente consagrá-las a Nossa Senhora Aparecida e viver este dia em comunidade: participando da Celebração Eucarística, fazendo uma refeição juntos, brincando, dedicando tempo e presença!

Ajude-nos a ser ponte de um futuro mais digno a tantas crianças! Doe aqui!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password