fbpx

Beato Carlo Acutis – Santidade no século XXI

“Jovens vós deveis ser Santos”.

Essa frase realmente ecoou no coração de Carlo Acutis. Um jovem de 15 anos que escolheu a santidade, que entregou a vida para Deus e comoveu não só a Itália, mas o mundo todo em 2006.

Pequena biografia de Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991, e desde cedo possuía uma fé ardente que lhe foi ensinada pelos pais.

Cresceu em Milão, na Itália, como uma criança alegre e brincalhona e desde cedo mostrava-se diferente. Se algum amiguinho fazia uma maldade contra ele, dizia que Deus não gostaria que ele revidasse.

Carlo Acutis vivia uma fé concreta e real, recebia os sacramentos com fervor e comungava diariamente já aos 12 anos.

Carlo entendeu que era chamado à santidade, desde cedo entendeu que todos ser humano nasce para ser santo. Por isso, era profundamente apaixonado pela vida e pela Igreja e em tudo buscava a santidade e o Apostolado. Rezava diariamente o rosário e sempre falava de Deus aos amigos.

Ao entrar no ensino médio, desenvolveu uma paixão por computadores, e criou um site dedicado aos milagres eucarísticos e a vida dos santos. Aos 15 anos, descobriu uma grave leucemia, rapidamente a doença se agravou e em 12 de outubro de 2006 Carlo faleceu.

Porém, antes de morrer, em seu leito de morte disse aos pais: “Ofereço todos os sofrimentos desta minha partida ao Senhor, ao Papa e à Igreja, para não fazer o Purgatório e ir direto para o Paraíso”.

O corpo de Carlo Acutis foi sepultado em Assis, cidade de São Francisco, por sua especial devoção ao santo.

 

Santidade no século XXI

Carlo Acutis era um jovem, como muitos de nós, como cada jovem que fez o Thalita Kum.

Ele amava computadores, jogar vídeo game, usava calça jeans e roupas comuns, era um jovem do século XXI.

Mas, diferente da maioria dos jovens de nosso tempo, Carlo desejava ser santo, Carlo entendia que tudo bem jogar vídeo game e usar o computador, mas mais importante que isso era rezar o rosário, participar da Santa Missa, amar a Deus e evangelizar.

Ele sabia que há muitas coisas boas a nossa disposição hoje, mas que devemos usar todas elas para nos aproximar de Deus e para levar os outros a Ele também, inclusive via internet.

Esse menino de 15 anos é uma grande referência para nós. Hoje é reconhecido pela Igreja como beato, e nos ensina a viver a santidade no quotidiano do século XXI.

Peçamos sua intercessão para que possamos ser os Santos que o mundo de hoje precisa.

 

Beato Carlo Acutis, rogai por nós.

 

Veja também: Jovens e santos. Por que não?

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password