fbpx

Oratório Menino Jesus – semear sonhos e mostrar que é possível ir além!

Em Senador Camará, bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Aliança mantém atividades desde 2008.

Dentre os trabalhos, que há pouco têm ganhado uma estruturação, está o Oratório Menino Jesus, que atende hoje cerca de 30 crianças matriculadas. O projeto oferece atividades de reforço escolar, oficina de ballet, de artes e, aulas de informática.

Além disso, e de suma importância, acontecem rodas de conversas para conscientização e acompanhamento com as famílias dos atendidos. “As crianças daqui passam por uma maturidade precoce. Algumas, vivem com responsabilidade de adulto. Nosso papel, muitas vezes, é lembrá-las de que são crianças, que podem brincar, serem felizes”, ressaltou a missionária Mariane de Oliveira.

Uma das inspiradoras desse projeto, percebendo a necessidade ao redor, foi a missionária celibatária Maria Madalena, que faleceu em 2019. Ela dizia que era necessário ajudar a construir sonhos nessas crianças, para que enxergassem que existe um mundo além da realidade que vivem. “Ensiná-las que podem ir além, que podem voar. Podem morar aqui, mas lá fora existe um outro mundo, pessoas, oportunidades que eles não conhecem”, dizia a celibatária.

O Oratório é conduzido por dois missionários e conta com a ajuda de professores voluntários. Rafael Martins, um dos responsáveis, espera que mais pessoas possam se envolver: “o nosso desejo é conseguir mais pessoas que possam aderir ao projeto, porque isso também ajuda no desenvolvimento das crianças. A gente sente que trazer pessoas de fora desse meio ajuda com que eles ampliem a visão sobre o sentido das coisas”.

Wallace Fonseca é um professor voluntário. Sua motivação para contribuir com o projeto, foi “aprender enquanto ensino”, em suas próprias palavras.Acredito que cada um que compõe esse projeto tem uma história a compartilhar. E eu tenho muito o que aprender com isso. (…) Tenho crescido como pessoa e como profissional. Principalmente, espiritualmente. (…) Estou muito feliz em fazer parte desse projeto. Meu objetivo é fazer com que o conhecimento seja fortalecido e a educação aprimorada”, relatou o voluntário.

Semear sonhos e mostrar que é possível ir além, um trabalho de prevenção ao crime, resgate da dignidade e desenvolvimento pessoal e social.

Conheça mais do projeto Oratório Menino Jesus e da missão em Senador Camará. Clique aqui.

0 Comments

    Leave a Comment

    10 + dois =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password