Cura interior e seus caminhos

Para falarmos de cura interior é necessário entendermos alguns pontos antes de avançar. Por exemplo, saber o que é cura interior.

A cura interior acontece quando alguém, possuindo uma ferida causada por um trauma ou mágoa do passado, percebe-se tocada por Jesus e livre daquele drama e suas consequências.

Mas como saber se você precisa de cura interior?

O termo cura pressupõe a existência de uma doença ou ferida e, assim como no corpo só notamos que há algo errado quando dói, não é diferente com a percepção da nossa alma.

Muitas vezes uma ferida se mostra numa situação “gatilho”. O que seria? Suponhamos que você está muito bem, levando uma vida normal e de repente uma crítica externa te abate; você perde completamente o ânimo, trazendo sentimentos de tristeza e até rejeição.

Começam a brotar na sua mente frases autodepreciativas como “verdade, eu não dou certo nunca”, ou “sou um peso mesmo”.

Ora, todos sabemos que quando alguém nos aponta um erro, caridosamente, porém, devemos tomar este momento como um trampolim.

Mas, a pergunta é: por que você se abateu tanto? Não seria este abatimento o sintoma de uma doença escondida, cujo gatilho foi a tal frase?

Lidar com o que não lembramos

Nossa mente é maravilhosa e guarda todas os fatos passados; tudo o que vivemos nos transformou no que somos hoje e fazem parte de nós acontecimentos bons e ruins.
Estar com estes fatos o tempo inteiro na memória presente nos faria explodir, então, a mente separou dois espaços para guardá-los e acessá-los quando necessário: o inconsciente e o subconsciente.

Vamos explicá-los simplesmente:
Inconsciente: segundo a psicologia, diz respeito àquilo que fazemos ou pensamos, e que pode influenciar o comportamento, sem a intervenção da consciência. São processos mentais que fazemos de modo automático.
Subconsciente: diz respeito ao conjunto dos fatos ou vivências pouco conscientes, ou que estão fora do limiar da consciência atual, ou aos quais ela não pode ter acesso.

No subconsciente ficam a maioria das vivências traumáticas, justamente ali onde não podemos acessar conscientemente. Aí entra somente o profissional com alguns anos de terapia e a graça de Deus.

Para a cura interior não se pode dizer o que é mais eficaz, pois depende de como cada pessoa percebe e responde.

Mas aqui queremos propor a você que percebe que há dores das quais a origem você desconhece, um caminho simples de cura interior através da oração. O que não suprime, caso haja necessidade, a ajuda de um psicólogo.

Oração de cura interior através do Evangelho:

• Tome um evangelho onde Jesus cura alguém. No final daremos algumas sugestões;

• Depois, vá a um lugar onde você não seja incomodado por ninguém por pelo menos 1h, desligue o celular;

• Importante: levar caderno e caneta para tomar nota das coisas que você intuir;

• Peça o Espírito Santo;

• Faça a leitura em voz alta do trecho e depois fique em silêncio, lendo-o interiormente;

• Agora você vai fechar os olhos e se imaginar nesta cena do Evangelho. Pode ser a pessoa curada, algum discípulo ou expectador.

Não importa quem você será na cena, se deixe apenas conduzir pela sua imaginação. Preste atenção em tudo e vá até a conclusão da cena. Se em algum momento Jesus olhar para você, te falar algo, não tenha medo fale com Ele, pergunte, peça ou simplesmente chore, abrace-O.

Não fique acanhado por ser imaginação, lembre-se que o Senhor é vivo e toca todas as dimensões do ser humano; Ele é Deus!

• Ao final de tudo, agradeça a Deus por aquele momento e depois anote tudo. Faça isso quantas vezes você quiser.

Nos próximos textos descreveremos mais exercícios de cura interior através da oração. Deus abençoe e boa jornada.

Sugestões de Evangelho a serem meditados:

Mt 8, 1-4 – A cura do leproso;
Mt 8, 5-13 – Cura do servo do centurião;
Mt 8, 14-17 – Cura da sogra de Pedro;
Mt 8, 22-27 – Tempestade acalmada;
Mt 9, 1-8 – Cura do paralítico;

Mc 7, 24-30 – Mulher siro-fenícia;
Mc 9, 14-29 – O jovem epilético;
Mc 10, 46-52 – O cego de Jericó;

Lc 7, 36-50 – A pecadora arrependida;
Lc 15, 11-32 – O pai misericordioso;
Lc 17, 11-19 – A cura dos dez leprosos;

Quer participar de um encontro? Acesse nossa Página de Eventos e fique atento às datas