Aprofundando a Bíblia com a Scruptatio Scripturae

Aprofundando a Bíblia com a Scruptatio Scripturae

“A Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com o mesmo espírito com que foi escrita, não menos atenção se deve dar, na investigação do reto sentido dos textos sagrados, ao contexto e à unidade de toda a Escritura, tendo em conta a Tradição viva de toda a Igreja e a analogia da fé. Cabe aos exegetas trabalhar, de harmonia com estas regras, por entender e expor mais profundamente o sentido da Escritura, para que, mercê deste estudo de algum modo preparatório, amadureça o juízo da Igreja. Com efeito, tudo quanto diz respeito à interpretação da Escritura, está sujeito ao juízo último da Igreja, que tem o divino mandato e o ministério de guardar e interpretar a palavra de Deus” (Dei Verbum parágrafo 12)

Já falamos da Lectio Divina e agora vamos explicar outro método de leitura bíblica que se chama Scruptatio Scripturae (perscrutar as Escrituras). Nela, um trecho bíblico é “investigado” minuciosamente. Os autores do Novo Testamento usaram este método para encontrar as referências do Antigo Testamento.

Com a prática constante da Scruptatio Scripturae, os versículo da Bíblia começarão a serem gravados em sua mente. Partimos de um versículo bíblico e vamos investigando as palavras que ela contém. Vamos percebendo também a unidade da Bíblia; trechos do evangelho, que se ligam aos salmos, ao Gênesis, enfim, tudo está relacionado e tem sua unidade em Cristo.

Como fazê-lo?

Os passos são simples. Você vai precisar de:

1 – uma folha de papel sulfite, ou de caderno grande;

2 – caneta, lápis de cor, lápis grafite;

3 – Pegue sua Bíblia (de preferência uma que tenha boas notas de rodapé e referências laterais), invoque o Espírito Santo e escolha o trecho a ser perscrutado;

4 – Você pode escrever um trecho que mais lhe chamou a atenção na parte de baixo da folha. Alguma palavra pode puxar outro trecho, então, você vai desenhar uma seta, como se fosse um ramo de uma árvore (como no infográfico abaixo).

Para encontrar os trechos relacionados use o dicionário que está no final de toda Bíblia, ele dá várias pistas para ligar trechos e sua memória. Vai chegar uma hora que a investigação vai se encerrar naturalmente.

Alguns cuidados devem ser tomados:

  1. levar em consideração o que o texto diz literalmente;
  2. atenção no que o texto diz nas entrelinhas;
  3. pensar no conteúdo e ações, o que é parecido e contrário;
  4. adaptar a passagem conforme o que diz a Tradição da Igreja. Há um perigo de interpretações errôneas.

Lembrando que cada texto quando foi escrito, fazia sentido para o seu tempo e isto deve ser levado em conta na hora de fazer a analogia.

No exemplo do infográfico, a palavra escolhida foi “Segue-me”, que puxou dois “ramos” diferentes “andar”, “correr”; esta por sua vez traz a palavra “descansar”. Cada uma palavra trouxe à tona um trecho bíblico. Parece confuso? Vamos dar uma dica: o discípulo poder ter várias atitudes no seguimento de Jesus e o importante é sair da inércia. “Segue-me”. Imitar os passos de Jesus; se Ele correr, se Ele andar e até se Ele parar. Onde encontramos referência a isto no Antigo Testamento?

Deixamos o exemplo abaixo incompleto para que você complete em seu caderno ou folha. Como termina? Quando você conseguir montar um esquema lógico e este te levar à contemplação, aplicando à sua vida, quando você sentir a voz de Deus falando, pare e dialogue com Deus.

Se quiser ler mais sobre este método acesse o pdf da formação para os jovens da nossa Escola de Evangelização.

Este esquema abaixo você pode reproduzir no seu caderno.

Scruptatio Scripturae é Estudo aplicado da Palavra de Deus
canva.com

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password