Santo Inácio de Antioquia – Grande defensor da fé
Santo Inácio de Antioquia foi um Bispo católico e mártir, que morreu no Coliseu em Roma devorado por leões. Foi um dos primeiros cristãos, discípulo de ninguém menos que São João Evangelista e sagrado Bispo por São Pedro.
Pequena Biografia de Santo Inácio de Antioquia
A tradição nos conta que Santo Inácio nasceu provavelmente na Síria. Algumas tradições ainda afirmam que ele era uma das crianças que Jesus colocou no meio dos discípulos na passagem de Mateus 18, 1-6.
O que sabemos ao certo é que Santo Inácio de Antioquia pertence a segunda geração dos apóstolos e que ele conheceu São Pedro, São Paulo e foi discípulo de São João.
Foi conhecido por ser profundamente sábio e um grande místico de seu tempo. Bispo da Antioquia por 40 anos, chamou a atenção do Imperador Trajano, que era um perseguidor da Igreja.
No ano de 106, o Santo foi preso e como não renegou a fé em Cristo, foi condenado à morte. Sua condenação dizia que deveria ser morto no Coliseu, devorado por Leões, para “servir de exemplo”. Durante a viagem, dezenas de Cristãos esperavam o local que ele ia passar, para receber a benção do Santo Bispo.
Martírio e últimos ensinamentos
Ainda durante a viagem, Santo Inácio escreveu 7 epístolas, onde ensinava e revelava a profundidade de sua espiritualidade Eucarística de caráter místico.
Nas cartas dirigidas às comunidades de Efésios, Magnésios, Esmirniotas, Filadélfos, Romanos, Trálios e a Policarpo de Esmirna (bispo que Santo Inácio de Antioquia conheceu na viagem) mostrava seu amor por Cristo e pedia que não intervissem na sua libertação, pois dizia que sua morte seria testemunha de Cristo.
Nas cartas, ele também fala muito sobre a Eucaristia, dizia que era: Remédio da imortalidade, antidoto da morte, etc.
Veja também: 45 frases de santos sobre a Eucaristia
Ao chegar em Roma, testemunhou sua fé dizendo não temer a morte: “Deixai-me ser alimento das feras, pelas quais me será dado desfrutar a Deus. Eu sou o trigo de Deus: é preciso que ele seja triturado pelos dentes das feras a fim de ser considerado puro pão de Cristo”.
Santo Inácio foi martirizado no Coliseu, e uma bonita tradição diz que em seu coração encontraram escrito o nome de Jesus. Até hoje seu túmulo é venerado na Turquia, onde está sepultado.
Oração a Santo Inácio de Antioquia
“Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a Santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.”
Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!
0 Comments