ACONTECEU: MISSÃO THALITA KUM NO RJ

“O amor me explicou tudo!” (São João Paulo II)

Entre os dias 12 e 16 de outubro aconteceu a Missão Thalita Kum (TK) na cidade maravilhosa: o Rio de Janeiro! Foram dias de muita graça, criatividade e poder do Espírito Santo, com grande celebração da vida, Santa Missa, adoração em praça pública, danças, músicas, enfim, tudo muito característico do nosso carisma! A Missão Thalita Kum (TK) é uma missão de evangelização realizada pelo Movimento Aliança de Misericórdia desde 2001, em parceria com diversas Novas Comunidades e Movimentos.

Para ajudar na ação do Rio de Janeiro, além dos jovens do movimento local, Senador Camará e RJ Centro, houve a presença e a participação da Escola de Evangelização e dos missionários de BH/MG, de alguns missionários de Salto/SP, dos missionários da Missão Zoé, de Missionários de Maringá/PR, Jovens da Dom Bosco, e de um jovem de Mato Grosso do Sul. Também ajudaram jovens das comunidades Colo de Deus, Sarça Ardente e Mar a Dentro. Ao todo, a edição carioca reuniu 90 missionários envolvidos efetivamente na missão.

Missão Thalita Kum 2021 – Dias em que o amor tudo explicou

Preparando-se para as atividades, os membros da comunidade viveram momentos de profunda espiritualidade e intercessão, formação e ensaios. Abrindo o TK, participaram da Santa Missa com Dom Roberto Lopes, OSB, responsável pelas Novas Comunidades na Arquidiocese do Rio de Janeiro, seguida de um grande momento de adoração.

Na quinta e na sexta-feira, os missionários seguiram para evangelização no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, onde fizeram apresentação de danças, teatros e música. Paralelamente, outros grupos também fizeram evangelização na parte de psiquiatria e de geriatria do hospital da região, na Fundação Casa (Degase), além de pastoral de rua. Um momento muito importante foi a evangelização noturna, onde, após dois anos de pandemia, alguns missionários puderam retomar e viver a experiência de partilhar momentos de vida e de oração com os irmãos em situação de rua ao longo de toda a noite.

No sábado, houve a Festa da Misericórdia na casa da Aliança (RJ), uma celebração repleta de significado e de sentido para os nossos missionários. A Paróquia Santa Luzia, no bairro Gardênia Azul, zona oeste do Rio, onde a Aliança faz um caminho de expansão de evangelização, também acolheu os missionários para uma experiência durante o fim de semana. Pela manhã do sábado, houve evangelização com as crianças, evangelização porta a porta, evangelização na praça, com apresentações de teatro, dança e adoração eucarística. Cinco padres ainda estiveram presentes e atenderam confissões ao longo do dia. São eles: Pe. Evandro Torlai, Pe. Bento (Comunidade Preciosa Vida), Pe. Gabriel (Preciosa Vida), Pe. Denis e Pe. Hugo.

Na parte da tarde, os missionários fizeram evangelização para 100 adolescentes, onde Padre Evandro também pregou para os jovens, conduzindo um momento muito forte de oração. O dia terminou com a celebração da Santa Missa e com a realização de um luau – marcado pela animação e pela alegria de todos os presentes. No domingo, o TK seguiu com a evangelização de 80 crianças numa comunidade carente, evangelização porta a porta, evangelização nos comércios, missa campal – finalizando a missão com grande louvor.

Conheça a Missão da Aliança no Rio de Janeiro

A missionária da Aliança de Misericórdia e responsável pela Missão TK no RJ, Franciele Cristina de Martes Carvalho, traz alguns testemunhos que marcaram essa edição:

“No Largo da Carioca uma mulher se aproximou da capela e então uma das intercessoras foi lá rezar por ela. A intercessora sentia que essa mulher estava grávida, mas ficou com receio de falar – porque não aparentava. Ela conduziu uma oração e de repente essa mulher começou a chorar muito. No final, a mulher contou que estava grávida e que naquele mesmo dia ela pensou em abortar a criança, porque não estava sendo fácil. Mas, depois da oração, essa mulher havia se decidido: não queria mais fazer o aborto. Foi então que as duas se abraçaram muito forte e a mulher agradeceu insistentemente, porque ali ela sentiu que Jesus havia tocado a sua vida”.

“Na praça, outra mulher também se aproximou e ficou praticamente o dia inteiro com a gente. Depois ela partilhou que estava tendo muitos problemas em casa, com a família, porque tem um filho dependente químico e ela também estava envolvida com as drogas. Mas, ali na praça, ela confessou que não queria mais ser assim. Ela mora de favor com a família e falou que estava sendo muito difícil este tempo. Disse que saiu de casa naquele dia e que estava disposta a desistir de tudo. Já não aguentava mais, não tinha mais forças. Quando ela desceu do metrô, sentiu que deveria passar pelo Largo da Carioca, coisa que ela nunca tinha feito. E passando por lá, ela se deparou com os missionários e também com o santíssimo exposto. Contou pra gente que sentiu naquele instante como se experimentasse um pedacinho do céu aqui na terra. E que ao ficar na capela, diante do santíssimo, recebendo oração, Deus dava pra ela uma paz muito grande, coisa que ela não sentia há tempos. Aquela mulher agradeceu por se encontrar com Jesus ali na praça e pela paz que havia chegado ao seu coração. Depois, ela nos pediu ajuda para fazer o tratamento em alguma clínica e nós a encaminhamos para a casa das Irmãs da Caridade, onde ela vai fazer todo o caminho de recuperação”.

Foram dias intensos, repletos de graça e de testemunhos. Assim aconteceu o TK na cidade do Rio de Janeiro! Nesta missão, sete irmãos em situação de rua optaram por abandonar a vida que levavam até o momento, sendo três deles encaminhados para acompanhamento na casa da Aliança em Rio das Pedras, um para a comunidade Maranathá, uma para as Irmãs da Caridade, e um que, de modo especial, voltou para a sua casa.

Deus seja louvado por tantas maravilhas alcançadas!