Santa Teresinha nos ensina a sermos verdadeiros missionários

Outubro é o “mês das missões”, tendo por padroeira Santa Teresinha, que também celebramos no início deste mês. Com a intercessão da Santa, a Aliança busca responder ao chamado de Deus de transformar todo Evangelizado em Evangelizador.

 

Veja aqui: 60 frases de Santa Teresinha

 

O Amor como fonte da missão

Mas, como Santa Teresinha pode ser a padroeira das missões se ela viveu na clausura?

Isso, porque Santa Teresinha descobriu o grande segredo para uma vida missionária e uma missão de sucesso: O AMOR!

Pode parecer clichê, mas o Amor é a fonte de toda missão. Um coração missionário é um coração que, tocado pelo amor Divino, deseja expandir e espalhá-lo em todos os cantos da Terra.

Me lembro até hoje da primeira vez que participei de uma Missão na Aliança de Misericórdia. Aquela experiência de comunicar o amor de Deus tocou meu coração de tal modo que eu não desejava parar, mesmo cansada eu não queria parar.

Parecia que quanto mais eu anunciava o amor de Deus aos outros, mais eu sentia o Seu amor por mim.

 

O chamado missionário

Ser missionário é o chamado de todos os membros da Aliança de Misericórdia, e de toda a Igreja, afinal, somos uma Igreja “peregrina” à caminho do céu, e por sermos peregrinos, somos também missionários.

Jesus nos deu uma missão muito clara: “Ide por todo o Mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). E nos disse como fazer: não levar bastão de cajado, confiar na providência, confiar que o Espírito Santo que Ele enviaria seria nosso defensor e mais ainda, disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34).

No fim, ser missionário não é sobre pregar em um retiro, falar palavras bonitas, conduzir momentos de oração, dormir na rua…, todas essas coisas são meios para a evangelização. Ser missionário é viver esse Amor que Jesus nos anunciou e com o qual fomos tocados.

Enxergar em cada pessoa um filho amado de Deus, um Jesus Abandonado que precisa do nosso amor, carinho e muitas vezes do nosso ensinamento para que conheçam a verdade do Evangelho.

 

Oração missionária

Santa Teresinha passou sua vida rezando por criminosos para que se convertessem e se arrependessem, para que voltassem para casa do Pai.

Rezou também por sacerdotes, freiras, leigos e leigas, porque ela sabia que, mesmo na clausura, sua oração, com um amor extraordinário, era sua missão. Sabia que, com essa oração, o coração das pessoas seria tocado e elas evangelizadas.

A evangelização não depende de nós, somos instrumentos. Deus é quem faz! Por isso, devemos colocar todo o nosso amor e confiar que Deus fará o resto.

Na Aliança de Misericórdia a missão está no nosso DNA, em todos os elos do carisma buscamos evangelizar e realizar missões de acordo com nossas circunstâncias.

 

Veja também: Vínculo de Comunhão – a vida em missão

 

Assim como a santa carmelita, entendemos que parte essencial da missão é a oração, pois não posso dar aquilo que não tenho e não posso levar Deus às pessoas se não busco ser íntimo de Deus.

A oração é um grande pilar quando falamos de vida missionária. Aqui devemos, antes de qualquer coisa, buscar uma vida de oração, depois, a vida fraterna, de amor e caridade para aqueles que estão a nossa volta, e assim transbordar aos demais essa experiência de redenção e misericórdia.

 

Como ser verdadeiros missionários

Podemos ser missionários em nossa realidade, rezando por aqueles que precisam, rezando pela Igreja e pelos que estão a nossa volta. Sendo cristãos em nossos trabalhos, faculdades e escolas, e sempre levando aquilo que temos de mais precioso: o nosso amor pelo Senhor.

São Josemaria Escrivá, ensina que devemos ser missionários em nossas realidades. Muitos cristãos dividem a experiência religiosa da vivência cotidiana: “se estou no Thalita Kum Missão anuncio o Evangelho, mas no meu trabalho jamais”.

Veja bem, somos chamados a ser missionários onde estivermos, seja no trabalho ou atravessando o oceano, como São José de Anchieta, que cruzou mares e florestas, aprendeu uma nova língua, a fim de anunciar o Evangelho aos índios do Brasil, e foi um grande nome para nosso país.

Não nos deixemos cair na hipocrisia de uma fé não vivida, não encarnada e, logo, não anunciada. Se buscarmos amar de verdade, rezar de verdade, certamente viveremos a realidade missionária e seremos contados entre aqueles que fizeram diferença por onde passaram.

Peçamos a intercessão de Santa Teresinha, São Josemaria Escrivá e São José de Anchieta para sermos verdadeiros missionários onde quer que estivermos e onde o Senhor desejar.

 

A Evangelização na Aliança

A Aliança de Misericórdia nasceu para evangelizar! A nossa missão irradia os raios da Divina Misericórdia como um arco-íris da Nova Aliança de Deus.

Da mesma forma que a luz se decompõe nas diversificadas “cores” do arco-íris, sinal da Nova Aliança da Misericórdia de Deus, entre o Céu e a Terra (cf. Gn 9,8-17), assim Seu amor reluz nas diferentes obras de Misericórdia, materiais e espirituais, que somos chamados a realizar, pela diversidade dos carismas com que o Espírito Santo nos capacitará. (cf. Estatuto Aliança de Misericórdia, nº 18).

 

Conheça aqui o trabalho de Evangelização da Aliança de Misericórdia

 

Saiba mais:

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password