Dia do Professor – um chamado a conduzir à verdade

Professor diante da sala de aula

A vocação ao ensino, mais precisamente a profissão de professor, é um chamado de Deus a conduzir cada aluno à Verdade.

O professor tem um papel essencial na vida de cada pessoa, ele é o responsável muitas vezes por nos apontar o caminho certo, mostrar os erros e nos conduzir pela via da razão ao transcendente.

O professor é tão importante que o Papa Paulo VI dedicou uma encíclica chamada: DECLARAÇÃO GRAVISSIMUM EDUCATIONIS – SOBRE A EDUCAÇÃO CRISTÃ, para falar com professores, pais e autoridades sobre a importância da educação Cristã para a sociedade e para o mundo.

E logo no início diz:

“Visto que a santa Mãe Igreja, para realizar o mandato recebido do seu fundador, de anunciar o mistério da salvação a todos os homens e de tudo restaurar em Cristo, deve cuidar de toda a vida do homem, mesmo da terrena enquanto está relacionada com a vocação celeste, tem a sua parte no progresso e ampliação da educação”.

A declaração exorta todo o povo de Deus a voltar os olhos para a importância da educação, mas não qualquer educação, uma educação baseada na Doutrina Cristã, ou seja, uma educação que leve em consideração todos os aspectos do homem: físico, intelectual e espiritual.

Uma educação pautada pela VERDADE, HONESTIDADE e VIRTUDES, cada aluno deve ser incentivado a ser uma pessoa melhor, a se conhecer e conhecer o mundo à sua volta, impelido à prática da caridade e da solidariedade.

O documento aborda alguns temas muito importantes e que todos os professores católicos são convidados a conhecer, são eles:

  • Direito a educação;
  • Natureza e fim da educação Cristã;
  • O Papel dos Educadores;
  • A importância das Escolas;
  • E finaliza exortando a todo o povo de Deus.

Queremos compartilhar um pouco desse documento tão importante, mas tão pouco divulgado, e que ele possa ajudar cada professor e aluno na busca por uma verdadeira Educação. Vamos aos principais pontos do documento:

 

Direito universal à educação

Todos os homens, de qualquer estirpe, condição e idade, visto gozarem da dignidade de pessoa, têm direito inalienável a uma educação.

A verdadeira educação, porém, pretende a formação da pessoa humana em ordem ao seu fim último e, ao mesmo tempo, ao bem das sociedades de que o homem é membro e em cujas responsabilidades, uma vez adulto, tomará parte.

Por isso, é necessário que, tendo em conta os progressos da psicologia, pedagogia e didática, as crianças e os adolescentes sejam ajudados em ordem ao desenvolvimento harmônico das qualidades físicas, morais e intelectuais, e à aquisição gradual dum sentido mais perfeito da responsabilidade na própria vida, retamente cultivada com esforço contínuo e levada por diante na verdadeira liberdade, vencendo os obstáculos com magnanimidade e constância.

De igual modo, o Sagrado Concílio declara que as, crianças e os adolescentes têm direito de serem estimulados a estimar rectamente os valores morais e a abraçá-los pessoalmente, bem como a conhecer e a amar Deus mais perfeitamente.

 

Natureza e fim da educação cristã

Todos os cristãos que, uma vez feitos nova criatura mediante a regeneração pela água e pelo Espírito Santo, se chamam e são de fato filhos de Deus, têm direito à educação cristã.

Esta procura dar não só a maturidade da pessoa humana acima descrita, mas tende principalmente a fazer com que os batizados, enquanto são introduzidos gradualmente no conhecimento do mistério da salvação, se tornem cada vez mais conscientes do dom da fé que receberam;

 

Os educadores: pais, sociedade civil e Igreja

O dever de educar, que pertence primariamente à família, precisa da ajuda de toda a sociedade. Portanto, além dos direitos dos pais e de outros a quem os pais confiam uma parte do trabalho de educação, há certos deveres e direitos que competem à sociedade civil, enquanto pertence a esta ordenar o que se requer para o bem comum temporal.

Faz parte dos seus deveres promover de vários modos a educação da juventude: defender os deveres e direitos dos pais e de outros que colaboram na educação e auxiliá-los;

Finalmente, por uma razão particular, pertence à Igreja o dever de educar. Portanto, a Igreja é obrigada a dar, como mãe, a estes seus filhos aquela educação, mercê da qual toda a sua vida seja imbuída do espírito de Cristo.

 

Importância das escolas

Entre todos os meios de educação, tem especial importância a escola, que, em virtude da sua missão, enquanto cultiva atentamente as faculdades intelectuais, desenvolve a capacidade de julgar retamente, introduz no patrimônio cultural adquirido pelas gerações passadas, promove o sentido dos valores, prepara a vida profissional, e criando entre alunos de índole e condição diferentes um convívio amigável, favorece a disposição à compreensão mútua; além disso, constitui como que um centro em cuja operosidade e progresso devem tomar parte, juntamente, às famílias, os professores, os vários agrupamentos que promovem a vida cultural, cívica e religiosa, a sociedade civil e toda a comunidade humana.

É bela, portanto, e de grande responsabilidade a vocação de todos aqueles que, ajudando os pais no cumprimento do seu dever e fazendo às vezes da comunidade humana, têm o dever de educar nas escolas; esta vocação exige especiais qualidades de inteligência e de coração, uma preparação esmeradíssima e uma vontade sempre pronta à renovação e adaptação.

 

Exortação a todo o Povo de Deus

O sagrado Concílio exorta vivamente os jovens a que, conscientes da importância do múnus educativo, estejam preparados para o receberem os com ânimo generoso, sobretudo naquelas regiões em que, por falta de professores, a educação da juventude está em perigo.

O mesmo sagrado Concílio, enquanto se confessa muito grato aos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos que se ocupam com dedicação evangélica na obra excelente da educação e do ensino de qualquer espécie e grau, exorta-os a que perseverem generosamente no trabalho começado e a que, de tal modo, se esforcem por sobressair em encher os alunos do espírito de Cristo, na arte pedagógica e no estudo das ciências que não só promovam a renovação interna da Igreja, mas também conservem e aumentem a sua presença benéfica no mundo hodierno, sobretudo no intelectual.

 

 

Gratidão a cada Professor

Nesse Dia dos Professores queremos louvar a Deus pela vida de cada professor, em especial por aqueles que hoje atuam nos projetos de educação da Aliança. A estes profissionais, nosso reconhecimento e gratidão pela dedicação com a qual ensinam e buscam fazer o seu melhor, se baseando nAquele que é o Verdadeiro Mestre, o Cristo.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password