Santa Teresa D’Ávila e suas “moradas” – um caminho para a santidade

Santa Teresa D’Ávila é considerada uma das maiores místicas da Igreja. Tem também o título de Doutora da Igreja e reformadora da Ordem do Carmelo. É, de fato, uma das Santas que mais deixou conteúdo escrito para gerações.

Sendo suas obras um grande oásis para quem busca uma maior intimidade com Deus, não deixa sombra para a ilusão. O caminho proposto por Santa Teresa não é uma jornada fácil, mostra que a santidade é possível, mas é exigente. Pois, o caminho da perfeição é o caminho da Cruz, só na Cruz nos configuramos à Cristo.

Sua obra mais conhecida é: O Castelo Interior ou Moradas, onde a Santa descreve um caminho seguro de intimidade e comunhão com Deus.

O itinerário dentro do Castelo até o encontro com o Rei, é uma verdadeira viagem de autoconhecimento, purificação e conversão.

Santa Teresa propõe nesse itinerário que saiamos da vida de pecado para a vida mística, passando pela via purgativa, a iluminativa e enfim chegando à vida unitiva.

 

As “moradas” de Santa Teresa

São 7 moradas ao todo e em cada uma delas devemos nos apoiar em Deus e confiar que Ele nos ajudará.

As primeiras moradas correspondem ao início da vida espiritual, são o fundamento da vida mística; as do meio são o inicio da vida mística; e as últimas, o encontro definitivo com o Mestre, para, como Maria, ficar com a melhor parte. Vamos aprofundar um pouco mais

 

Você pode se aprofundas neste assunto com o Pe. Isaac Madureira. Clique aqui.

 

Primeira Morada – A entrada no Castelo

Entramos no Castelo quando decidimos buscar a Deus verdadeiramente, largando o pecado mortal e desejando conhecer o Mestre.

São quatro os frutos da primeira morada: A liberdade, a humildade, o desprendimento e a caridade.

Esses frutos vão amadurecer a frutificar nas próximas moradas.

 

A Segunda, Terceira e Quarta Morada – Abandono do mundo e compreensão de Deus

Nessas três moradas é possível aprofundar a vida espiritual e o caminho de santidade. Nelas você de fato se afasta do pecado e vai deixando aos poucos até os pecados veniais.

Na segunda morada rompemos nossa relação com o mundo e escolhemos à Deus.

Já na terceira morada passamos a conhecermos a nós mesmos.

Na quarta morada é a compreensão do mistério de amor de Deus. Até a quarta morada cada um de nós pode chegar através do esforço e mortificação. Mas, a partir da quinta, somente entram aqueles escolhidos por Deus para a vida mística.

É importante ressaltar que é possível ser santo já na quarta morada. Pois ela é a última da via purgativa

É Deus quem nos faz passar de uma morada à outra, quando quer e da forma que quer. Até que na quinta morada passamos por uma transição.

Pode interessar: Santa Teresa de Ávila e a Mística do Encontro com Deus

Quinta Morada – Cristo que vive

A partir de agora não depende mais de nós lutarmos contra o pecado, mas unicamente de Deus para progredirmos na vida espiritual. Na quinta morada vivemos a frase de São Paulo: “Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim!” (Gálatas 2,20).

 

Sexta Morada – A presença de Deus

Já estamos no caminho da perfeição, abandonamos há tempos o pecado e as pequenas faltas, já é Cristo que vive em nós, e agora começamos com os compromissos espirituais.

A sexta morada é marcada muitas vezes pela sensação da Noite Escura, sentimento de ausência de Deus, mas também essa sensação se alterna com uma experiência muito profunda da presença de Cristo. É possível, nessa morada, encontrar os famosos êxtases.

Jesus se une a nós em nossa debilidade humana para transformá-la, para revitalizar o nosso desejo de amar em comunhão com Ele.

 

Sétima Morada – União perfeita com o Rei

Na sétima morada a alma torna-se esposa, com a união definitiva com Deus.

A união com Deus é uma participação profunda no desejo de Deus de salvar todas as pessoas.

Através do matrimônio espiritual, tudo fica transformado e se recebe um renovado desejo de viver assumindo a própria condição e os próprios compromissos terrenos de maneira ainda mais concreta e sem fugir da realidade.

Deus retira as escamas dos olhos da Alma e Se apresenta a ela, de modo intelectual. É o estágio final da vida Mística a completa entrega e união com Deus e o Criador.

 

Caminho de espiritualidade de Santa Teresa D’Ávila

O caminho das Moradas é um caminho de espiritualidade, começa-se na conversão, no Querigma (primeiro anúncio) e culmina na união completa da alma com Deus. É um lindo e difícil caminho. Um caminho particular para cada pessoa.

Pode-se por exemplo estar na quarta camada, mas cair no pecado e voltar ao início, pode-se ser santo ainda nas primeiras moradas. Ou, caso Deus deseje, a alma pode alcançar a sétima morada.

É um caminho de espiritualidade e oração que pouco depende de nós, mas que nos serve de inspiração e de referência para buscarmos sempre as coisas do Alto, fugir do pecado e abraças as virtudes.

 

Que Santa Teresa D’Avila possa interceder pelo nosso caminho rumo ao encontro com o Rei.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password