Mês do Sangue Preciosíssimo de Jesus
Este mês de julho é dedicado à contemplação do Preciosíssimo Sangue de Jesus. Foi o Papa João XXIII quem introduziu oficialmente esta devoção.
Devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus
Este mês de julho é dedicado à contemplação do Preciosíssimo Sangue de Jesus. Foi o Papa João XXIII quem introduziu oficialmente esta devoção.
Na carta Apostólica Inde a Primis (IP) ele explica a importância das devoções para a vida de piedade do fiéis, dirigindo-se aos bispos ressaltando que depois do cuidado com a sã doutrina, os pastores devem se preocupar com o “reto desenvolvimento e ao incremento da piedade religiosa, nas manifestações do culto litúrgico e privado”. (IP pr.3)
“Com efeito, se é de suma importância que entre o Credo Católico e a ação litúrgica da Igreja reine uma salutar harmonia, visto que “a norma do acreditar define a norma de rezar”, e nunca sejam consentidas formas de culto que não brotem das fontes puríssimas da verdadeira fé”.
Por que cultuar o Sangue de Jesus?
O Papa explica que há uma íntima ligação desta devoção com outras duas; a do Santíssimo Nome de Jesus e Sagrado Coração. Estas três juntas, nos levam a contemplar as dimensões do amor misericordioso de Deus por cada um de nós.
- Para prestar o devido culto ao Preciosíssimo Sangue se faz necessário algumas práticas interior e exteriores:
- Venerá-lo no Santíssimo Sacramento, principalmente na elevação do Corpo e Sangue na Missa com a máxima concentração.
Algumas pessoas, no silêncio do coração repetem orações como: “meu Senhor e Meu Deus”, ou Jesus eu te adoro; Jesus eu me ofereço a Ti, como Tu Te ofereces a mim; ou ainda, Eu me ofereço contigo ao Pai”.
- Receber frequentemente a comunhão, pois, mesmo que seja somente sob a espécie do pão, Cristo está inteiro em Corpo, Sangue, Alma e Divindade;
Honrá-lo através das orações e ladainhas especialmente no mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue.
“Por isto, ao aproximar-se a festa e o mês dedicados ao culto do Sangue de Cristo, preço do nosso resgate, penhor de salvação e de vida eterna, façam-na os fiéis objeto de meditações mais devotas e de comunhões sacramentais mais frequentes…reflitam no valor superabundante, infinito desse Sangue verdadeiramente preciosíssimo, do qual uma só gota pode salvar o mundo todo de toda culpa”, como canta a Igreja com o Angélico Doutor, e como sabiamente confirmou o nosso predecessor Clemente VI”. (IP pr. 9)
Terço do Sangue de Jesus
Rezar na conta do Pai Nosso: Pelo poder do Sangue de Jesus, veremos prodígios.
Na conta da primeira Ave-Maria: Sangue de Jesus, libertai-nos!
Na conta da segunda Ave-Maria: Sangue de Jesus, curai-nos!
Na conta da terceira Ave-Maria: Sangue de Jesus, salvai-nos!
Em todas as contas do Terço: Sangue de Jesus, eu confio em Vós.
Segundo Fonte de Vatican.va
0 Comments