Um alegre “Jesus te ama” salvou a vida de um jovem

Semana missionária – Casa de Formação

Vos sois o SAL da terra e LUZ do mundo.” (Mt 5,13)

Anualmente, os missionários da Casa de Formação Imaculada do Espírito Santo (IES), realizam uma missão junto a comunidades paroquiais em diversas localidades da nossa região. Neste ano, a missão aconteceu do dia 16 ao dia 21 de outubro.

Os 65 missionários se dividiram nas cidades de Francisco Morato, junto a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que tem como pároco o Pe. Thiago, e no Rio de Janeiro, com a Paróquia São Sebastião e Santa Cecília e o seu responsável Pe. Felipe, localizada no bairro de Bangu.

Sabemos que ”a missão da Aliança de Misericórdia é tornar-se uma expressão viva do Amor Misericordioso, que brota do coração de nosso Deus, por meio da sua Igreja, para com os mais pobres material e espiritualmente.” (Estatutos, 2015. p. 19), e conscientes deste chamado, saímos para respondê-Lo e a fazer a Sua vontade.

Dessa forma, dentro da realidade de cada comunidade paroquial, realizamos diversas atividades de evangelização, impulsionados pela criatividade do Espírito para anunciar a Misericórdia do Pai e viver concretamente a Palavra escolhida como lema da missão: “Vós sois o sal da terra e luz do mundo.” (Mt 5,13)

Sinais de esperança

Durante essa semana, fizemos porta-a-porta, onde tivemos a oportunidade de visitar as famílias da região, levando a Palavra de Deus, o amor e a alegria da nossa Igreja, vivendo também o apelo do Papa Francisco que sempre nos alerta da necessidade da Igreja em saída.

Dentro dessas atividades, também fomos às ruas da cidade, com os rostos pintados pela alegria, e coloridos pela beleza do amor, no desejo de mostrar que vale a pena viver o Reino de Deus ainda aqui nesta terra, e que esta é a nossa resposta ao pedido de Jesus que nos diz “Ide por todo o mundo, e anunciai o Evangelho a toda criatura.” (Mc16,11)

A nossa evangelização foi ao encontro dos idosos que moram em um asilo, e das crianças do abrigo no bairro de Bangu. Nestes espaços, levamos a presença da Sagrada Família, sendo uma família, junto a estas pessoas, que de alguma forma, sofreram algum tipo de abandono.

Uma experiência que ficou marcada em nós nestes dias, foi ver que a SIMPLICIDADE do Evangelho tem a profunda capacidade de transformar a vida de uma pessoa.

Um alegre “Jesus te ama”

Um dos nossos missionários, abordou um jovem com um alegre “Jesus te ama!”, que fez com que este jovem mudasse a sua rota, pois naquela hora estava indo tirar a própria vida, mas Deus o havia conduzido até aquela rua que a princípio não fazia parte do seu caminho.

O jovem contava para o missionário que sentia-se traído pela vida, mas que naquela hora ganhou um novo sentido para viver e descobrira que sua vida possuía um valor muito alto para Deus.

Percebemos também a renovação dentro de cada paróquia. O contato com a missão, faz com que desperte também o desejo missionário em cada pessoa que faz parte da paróquia.

A partir desta semana, ouvimos de diversos paroquianos que a alegria do anúncio e o desejo de “sair em missão” havia sido reavivado no coração de toda a comunidade paroquial, pois entendiam que o chamado missionário era universal.

Para todos nós missionários, a experiência da missão, confirma a autenticidade no nosso carisma, que nasce em resposta ao clamor e a necessidade de um povo. Ser Aliança de Misericórdia, é estar unido a este Espírito que está sobre nós, e diante da nossa consagração, responder o nosso “FAÇA-SE”, junto à Maria, quando Ele mesmo nos envia a proclamar a Boa Nova. (cf. Is 61,1ss)

Andrea Rolim

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password