fbpx

Simbolismo por trás do quadro de Jesus Misericordioso

O valor da Imagem não está na beleza da tinta nem na habilidade do pintor, mas na Minha graça” (Diário de Santa Faustina, 313).

O quadro de Jesus Misericordioso possui uma riqueza de profundidade e significados que podem nos ajudar a entender melhor a devoção à Divina Misericórdia.

Ele é a representação exata de como Jesus apareceu à Santa Faustina. O próprio Jesus desejava que o quadro fosse pintado e que assim fosse maior conhecida a devoção à Divina Misericórdia.

O próprio Jesus disse: “Por meio dessa imagem, concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela” (Diário de Santa Faustina, 570).

Entenda agora alguns significados que encontramos na imagem de Jesus Misericordioso

  • A mão direita levantada

A mão direita de Jesus levantada neste quadro da Divina Misericórdia é o gesto de abençoar. Significa a bênção que o Senhor quer dar a toda a humanidade, derramando sobre nós Sua misericórdia.

  • A mão esquerda de Jesus sobre o peito

A mão esquerda de Jesus sobre o peito aponta para o Seu Sagrado Coração, de onde emana todo o Seu amor. É de lá que saem os raios que exprimem Sua infinita misericórdia.

  • Os raios que saem do Coração de Jesus

Segundo as palavras do próprio Jesus, “os dois raios representam o Sangue e a Água: o raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas.

Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia, quando na Cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança. Estes raios defendem as almas da ira do Meu Pai. Feliz aquele que viver à sua sombra, porque não será atingido peio braço da justiça de Deus. Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia”

(Diário de Santa Faustina, 299).

  • A túnica branca de Jesus

A túnica branca quadro de Jesus Misericordioso significa o amor de Deus e a Sua pureza. O amor de Deus é puro e eterno e está sempre disposto a nos receber.

  • “Jesus, eu confio em vós”

A inscrição ‘Jesus, eu confio em vós’ é uma pequena oração que deve ser repetida com frequência e que leva o fiel a vivenciar muitas graças;

Jesus disse sobre ela: “pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro” (Diário de Santa Faustina, 47).

  • O olhar de Jesus Misericordioso

O olhar no quadro de Jesus Misericordioso tem um significado maravilhoso. Ele mesmo disse: “O Meu olhar, nesta imagem, é o mesmo que eu tinha na cruz” (Diário de Santa Faustina, 326).

Um olhar de amor, não de desespero pelo sofrimento, mas de um amor profundo que dá a vida pelos que Ele ama. Um amor que perdoa e que derrama sua misericórdia sobre toda a humanidade.

Devoção à Divina Misericórdia

Jesus desejava que a devoção à Sua Divina Misericórdia fosse espalhada pelo mundo, pois sabia a necessidade que a humanidade tem da misericórdia do Senhor e disse:

“Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória” (Diário de Santa Faustina, 48).

Ele deseja ardentemente que corramos ao Seu encontro, que abrecemos a Sua misericórdia e confiemos N’Ele.

Mas, a devoção à imagem exige de nós a conversão, para receber as graças prometidas precisamos buscar viver a santidade, Jesus nos pede que divulguemos a devoção e que pratiquemos sem cessar as obras de Misericórdia, sejam as corporais como as espirituais.

Assista à série “Obras de Misericórdia” em nosso canal

Jesus disse: “Por meio desta Imagem concederei muitas graças às almas. Ela deve lembrar as exigências da Minha misericórdia, porque mesmo a fé mais forte de nada serve sem as obras” (Diário de Santa Faustina, 742).

Devemos, portanto, nos esforçar para praticar as obras de misericórdia, confiando que a graça do Divino Deus será derramada em nossos corações.

Outra forma muito bonita de viver diariamente a devoção à Divina Misericórdia é rezando o terço da misericórdia, nós da Aliança de Misericórdia rezamos todos os dias as 15 horas em nossas redes sociais, acompanhe!

Sobre o terço, Jesus disse à Santa Faustina: “Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte. Os sacerdotes o recomendarão aos pecadores como a última tábua de salvação. Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia” (Diário de Santa Faustina, 687).

Veja também: Misericórdia e Justiça: as duas faces do Cristo

Veja também: Santa Faustina e a Divina Misericórdia

Veja também: A Misericórdia no Antigo Testamento

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password