Simbolismo por trás do quadro de Jesus Misericordioso
“O valor da Imagem não está na beleza da tinta nem na habilidade do pintor, mas na Minha graça” (Diário de Santa Faustina, 313).
O quadro de Jesus Misericordioso possui uma riqueza de profundidade e significados que podem nos ajudar a entender melhor a devoção à Divina Misericórdia.
Ele é a representação exata de como Jesus apareceu à Santa Faustina. O próprio Jesus desejava que o quadro fosse pintado e que assim fosse maior conhecida a devoção à Divina Misericórdia.
O próprio Jesus disse: “Por meio dessa imagem, concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela” (Diário de Santa Faustina, 570).
Entenda agora alguns significados que encontramos na imagem de Jesus Misericordioso
- A mão direita levantada
A mão direita de Jesus levantada neste quadro da Divina Misericórdia é o gesto de abençoar. Significa a bênção que o Senhor quer dar a toda a humanidade, derramando sobre nós Sua misericórdia.
- A mão esquerda de Jesus sobre o peito
A mão esquerda de Jesus sobre o peito aponta para o Seu Sagrado Coração, de onde emana todo o Seu amor. É de lá que saem os raios que exprimem Sua infinita misericórdia.
- Os raios que saem do Coração de Jesus
Segundo as palavras do próprio Jesus, “os dois raios representam o Sangue e a Água: o raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas.
Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia, quando na Cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança. Estes raios defendem as almas da ira do Meu Pai. Feliz aquele que viver à sua sombra, porque não será atingido peio braço da justiça de Deus. Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia”
(Diário de Santa Faustina, 299).
- A túnica branca de Jesus
A túnica branca quadro de Jesus Misericordioso significa o amor de Deus e a Sua pureza. O amor de Deus é puro e eterno e está sempre disposto a nos receber.
- “Jesus, eu confio em vós”
A inscrição ‘Jesus, eu confio em vós’ é uma pequena oração que deve ser repetida com frequência e que leva o fiel a vivenciar muitas graças;
Jesus disse sobre ela: “pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro” (Diário de Santa Faustina, 47).
- O olhar de Jesus Misericordioso
O olhar no quadro de Jesus Misericordioso tem um significado maravilhoso. Ele mesmo disse: “O Meu olhar, nesta imagem, é o mesmo que eu tinha na cruz” (Diário de Santa Faustina, 326).
Um olhar de amor, não de desespero pelo sofrimento, mas de um amor profundo que dá a vida pelos que Ele ama. Um amor que perdoa e que derrama sua misericórdia sobre toda a humanidade.
Devoção à Divina Misericórdia
Jesus desejava que a devoção à Sua Divina Misericórdia fosse espalhada pelo mundo, pois sabia a necessidade que a humanidade tem da misericórdia do Senhor e disse:
“Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória” (Diário de Santa Faustina, 48).
Ele deseja ardentemente que corramos ao Seu encontro, que abrecemos a Sua misericórdia e confiemos N’Ele.
Mas, a devoção à imagem exige de nós a conversão, para receber as graças prometidas precisamos buscar viver a santidade, Jesus nos pede que divulguemos a devoção e que pratiquemos sem cessar as obras de Misericórdia, sejam as corporais como as espirituais.
Assista à série “Obras de Misericórdia” em nosso canal
Jesus disse: “Por meio desta Imagem concederei muitas graças às almas. Ela deve lembrar as exigências da Minha misericórdia, porque mesmo a fé mais forte de nada serve sem as obras” (Diário de Santa Faustina, 742).
Devemos, portanto, nos esforçar para praticar as obras de misericórdia, confiando que a graça do Divino Deus será derramada em nossos corações.
Outra forma muito bonita de viver diariamente a devoção à Divina Misericórdia é rezando o terço da misericórdia, nós da Aliança de Misericórdia rezamos todos os dias as 15 horas em nossas redes sociais, acompanhe!
Sobre o terço, Jesus disse à Santa Faustina: “Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte. Os sacerdotes o recomendarão aos pecadores como a última tábua de salvação. Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia” (Diário de Santa Faustina, 687).
Veja também: Misericórdia e Justiça: as duas faces do Cristo
Veja também: Santa Faustina e a Divina Misericórdia
Veja também: A Misericórdia no Antigo Testamento
0 Comments