#SetembroAmarelo – Da depressão à disposição
“Não fuja de si mesmo, mas converse com sua consciência e escute sua própria voz de consolo e de ânimo, que no teu eu mais profundo gritam SIM à Vida!”
Foto: Elisabeth Wales – no Unsplash
Sabemos que a depressão é uma doença que afeta principalmente o estado emocional, causando tristeza, apatia, irritabilidade, desânimo e baixa autoestima.
Remédio para alma
Além destes, há inúmeros outros sintomas que poderíamos elencar aqui, mas, quero trazer o foco para o principal remédio contra esta doença: a esperança!
Se você tem depressão ou convive com alguém nesta condição, esteja perto, se faça presente, traga ânimo e palavras de vida. Não há nada mais forte nos pensamentos de alguém deprimido do que a morte. Os sentimentos de tristeza se convertem geralmente numa escuridão e num vazio sem fim…
É preciso então voltar à Vida!
Olhar ao redor e encontrar novamente o sentido. E aqui o segredo é parar de olhar só para si e movimentar-se para fora. A busca por sentido implica olhar para um mundo com outros seres humanos a encontrar. Isto o tornará verdadeiramente humano e o fará encontrar a autorrealização.
Firme decisão
Decida hoje parar de reclamar da vida e não olhar somente para o sofrimento. A reclamação nos cega para as possibilidades positivas e criativas que cada situação nos oferece, mesmo as de maior sofrimento.
Para sair de uma situação como esta, além do tratamento médico e psicológico, você tem um papel fundamental que precisará exercer. Seja proativo e criativo, saia do ciclo vicioso de apatia, tédio e desânimo.
Não fuja de si mesmo, mas converse com sua consciência e escute sua própria voz de consolo e de ânimo, que no teu eu mais profundo gritam SIM à Vida!
Patrícia Marques
Psicóloga e consagrada à Aliança, como Missionária no Mundo
Imagem de destaque: Dyu Ha – no Unsplash
0 Comments