fbpx

#SetembroAmarelo – Da depressão à disposição

“Não fuja de si mesmo, mas converse com sua consciência e escute sua própria voz de consolo e de ânimo, que no teu eu mais profundo gritam SIM à Vida!

Foto: Elisabeth Wales – no Unsplash

 

Sabemos que a depressão é uma doença que afeta principalmente o estado emocional, causando tristeza, apatia, irritabilidade, desânimo e baixa autoestima.

Remédio para alma

Além destes, há inúmeros outros sintomas que poderíamos elencar aqui, mas, quero trazer o foco para o principal remédio contra esta doença: a esperança!

Se você tem depressão ou convive com alguém nesta condição, esteja perto, se faça presente, traga ânimo e palavras de vida. Não há nada mais forte nos pensamentos de alguém deprimido do que a morte. Os sentimentos de tristeza se convertem geralmente numa escuridão e num vazio sem fim…

É preciso então voltar à Vida!

Olhar ao redor e encontrar novamente o sentido. E aqui o segredo é parar de olhar só para si e movimentar-se para fora. A busca por sentido implica olhar para um mundo com outros seres humanos a encontrar. Isto o tornará verdadeiramente humano e o fará encontrar a autorrealização.

Firme decisão

Decida hoje parar de reclamar da vida e não olhar somente para o sofrimento. A reclamação nos cega para as possibilidades positivas e criativas que cada situação nos oferece, mesmo as de maior sofrimento.

Para sair de uma situação como esta, além do tratamento médico e psicológico, você tem um papel fundamental que precisará exercer. Seja proativo e criativo, saia do ciclo vicioso de apatia, tédio e desânimo.

Não fuja de si mesmo, mas converse com sua consciência e escute sua própria voz de consolo e de ânimo, que no teu eu mais profundo gritam SIM à Vida!

 

Patrícia Marques
Psicóloga e consagrada à Aliança, como Missionária no Mundo

Imagem de destaque: Dyu Ha – no Unsplash

 

0 Comments

    Leave a Comment

    oito − 1 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password