Ser Pai é…

Quando me fazem essa pergunta, eu juro que não consigo responder categoricamente, mas sei que, ser pai é dar a vida!

Eu sou pai do Augusto há exatamente 2 anos. Quando ele nasceu, eu pensava que saberia entender essa nova realidade que estava entrando em meu cotidiano, de certa forma a naturalidade realmente EXISTE, mas muito aprendizado e maturidade ainda são necessários.

No primeiro ano, eu me senti de certa forma inútil, não agindo diretamente na vida do Augusto, por conta da dependência materna. Eu estava lá para ser um suporte e segurança para ela, já para ele, ainda não havia chegado a minha vez.

Mas quando ele foi começando a dar os primeiros passos, eu comecei a perceber que começava a criar uma intimidade ÚNICA, que só o pai terá com o filho.

Para quem não é Pai ainda, posso explicar te dizendo que é uma das melhores sensações da vida; melhor do que qualquer futebol com os amigos, qualquer comida saborosa, qualquer cargo em uma grande empresa. Enfim, uma nova VIDA é gerada em você naturalmente e a partir desse momento, tudo ganha seu VERDADEIRO SENTIDO.

A minha vida ganhou um novo ritmo, novas responsabilidades, mais algumas horas de trabalho, abri mão de muita coisa. Tudo isso é recompensado com um, “Papai”. Muitas vezes é só essa palavra que ele fala pra mim, ainda. Mas é uma palavra cheia de significado, como se dissesse: “Pai, preciso de você pra poder arrastar uma cadeira, ou tirar alguns brinquedos de baixo do armário.”

Eu não sei se o Augusto vai ler essa matéria um dia, caso ele leia esse próximo parágrafo será para você, meu filho:

Você tem um Pai que sonhou muito com sua vinda ao mundo. Eu quero te educar principalmente na Verdade e no exemplo. Quero que saiba que sou um Missionário consagrado na Aliança de Misericórdia, que foi neste carisma que nossa família foi construída. Que amo muito a sua mãe e que nós queremos te educar para o céu. Eu te imagino um homem que será Misericordioso acima de tudo, com muita responsabilidade espiritual e temente a Deus, uma vocação fecunda! Trabalharei para que conheça e veja as maravilhas de uma vida de serviço a Deus. Mas, meu filho, saiba que tudo só será verdade se você buscar por primeiro ser um homem temente a Deus e de valores. Os valores cristãos, você precisa conhecer todos, um a um.

Por fim, ser Pai é sonhar com a vida futura dos nossos filhos e aprender um pouco mais a cada dia sobre tudo o que falei acima. Sei que tenho mais a aprender do que efetivamente já sei sobre ser família e ser pai; irei descobrir com o passar dos anos.

Aos Pais, eu vos lembro: conosco está São José, meu Santo de vida, o Pai da Sagrada Família, homem justo, trabalhador é fiel à voz de Deus. Ele me vale em muitas situações de dúvidas e incertezas. Desejo que todos os pais também o invoquem e recebam seu consolo paternal. 

Feliz dia dos Pais!

 

José Victor Borges Maia

Pai do Augusto e Colaborador da Aliança de Misericórdia

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password