A Assunção de Maria

“Vós, como está escrito, aparecestes ’em beleza’; o vosso corpo virginal é totalmente santo, totalmente casto, totalmente domicílio de Deus de forma que até por este motivo foi isento de desfazer-se em pó; foi, sim, transformado, enquanto era humano, para viver a vida altíssima da incorruptibilidade; mas agora está vivo, gloriosíssimo, incólume e participante da vida perfeita”. (S. Germano de Constantinopla).

Hoje celebramos a Festa em que Maria é assunta de corpo e alma ao céu. A Assunção de Maria é um dogma da Igreja, o quarto e último dogma mariano a ser proclamado, e foi o papa Pio XII quem o proclamou no ano de 1950, por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus (Deus munificentíssimo).

De origem grega, a palavra dogma traz na sua etimologia a palavra decisão, ou seja, em torno do contexto histórico bíblico, podemos afirmar que é a decisão refletida acerca dos apóstolos, dessa mesma forma o dogma é entendido na Igreja como a verdade de fé: “São luzes no caminho de nossa fé que iluminam e o tornam seguro” (cf. CIC 89).

Biblicamente existem algumas passagens que remetem à Assunção de Maria, mas não existe um relato bíblico que nos fale diretamente sobre o fato dela ter sido assunta aos céus. A Igreja nos apresenta o Evangelho da Visitação de Maria (cf. Lc 1,39ss) como leitura para essa Festa.

O teólogo americano Brant Pitre nos ajuda a entrar no mistério desse evangelho afirmando com os Padres da Igreja que Maria é a Arca da Aliança.

E o que tem a ver a Arca da Aliança com a Assunção de Maria?

Vamos entender essa relação para entender a importância dessa festa de hoje.

Primeiramente, no texto do antigo testamento, no livro de IRs 6, Davi traz a Arca da Aliança para Jerusalém e alguns elementos desse texto nos ajudam a entender que Maria foi prefigurada no AT.

Há cinco elementos nos textos de IRs 6 e Lc 1 que nos levam a entender que Maria é verdadeiramente a Arca da Aliança:

  1. Sombra – A nuvem cobre a Tenda onde está a arca da aliança (cf. Ex 40), o Espírito Santo cobre Maria com sua sombra.
  2. Montanhas – Davi sobe as montanhas até Jerusalém com a arca, Maria vai apressadamente pela região montanhosa.
  3. Exclamação – Quando Davi chega diante da Arca exclama: Como entrará a arca do Senhor em minha casa? Isabel diante Maria exclama: Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
  4. Dança – Davi dançava diante da Arca, João Batista “dança”, salta no ventre de Isabel, diante de Maria.
  5. Três meses – A arca fica 3 meses na casa de Obed Edom, Maria fica 3 meses com Isabel.

Portanto, podemos dizer que Maria é prefigurada no Antigo Testamento, ela é a Arca da Aliança. Sabemos que a Arca da Aliança continha a glória de Deus, que ela era guardada no templo, no Santo dos Santos.

O Templo de Jerusalém era apenas uma prefiguração, uma analogia do Templo que está no céu. Então podemos entender que Maria, aquela que continha em si a presença do Deus Vivo, verdadeira morada de Deus na terra, precisaria ser levada para estar aí, no verdadeiro Templo.

João atesta isso quando diz no livro do Apocalipse 11, 19: “Abriu-se o templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento”. Eis, portanto o dogma: “A Imaculada Mãe de Deus terminado o curso da sua vida, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

A Dormição de Nossa Senhora:

A Sagrada Tradição, no dogma da Assunção de Nossa Senhora, nos ensina que ela foi elevada ao céu, festa que era anteriormente intitulada como a “dormição de Maria”, celebrada com grande honra na tradição bizantina.

No centro de São Paulo, a Aliança administra uma Igreja chamada Nossa Senhora da Boa Morte, ou Nossa Senhora da Dormição. A tradição católica evita dizer que Nossa Senhora morreu, substitui morte por “dormitio” (dormição), pois a morte muitas vezes é comparada ao sono na Bíblia.

Essa igreja está aberta 24 horas para a adoração perpétua, ela acolhe todos aqueles que querem adorar ao Senhor.

Pela intercessão de Nossa Senhora somos convidados, já aqui nessa terra, a elevar nosso coração a Deus, para que Ele nos prepare para um dia estarmos junto a nossa mãe no Céu.

O caminho ela já nos ensinou, sejamos também nós “Arca da Aliança” levando sempre a presença de Jesus dentro de nós.

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

 

Veja também: O que o Papa Bento XVI falou sobre o dogma da Assunção.

Veja também:  Assunção de Nossa Senhora e a meditação sobre Boa Morte. 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password