São Roque, protetor contra as pragas

São Roque é conhecido como o protetor contra as doenças e pragas.

Ele nasceu no ano de 1295 e era de família nobre.

Seu nascimento foi uma grande benção de Deus. Sua mãe, chamada Libéria, era muito devota de Nossa Senhora. Por isso, pedia insistentemente à Virgem Maria a graça de poder ter um filho, mesmo já estando em idade avançada. E ela foi atendida.

São Roque viveu por três anos na cidade de Roma. Passava muito tempo em oração na tumba dos apóstolos. Lá, ele contraiu a praga e para não ocupar mais um leito no hospital, arrumou um lugar na floresta para esperar da morte.

Pela graça de Deus, ele viu nascer ali, bem perto da cabana onde vivia, uma pequena fonte de água límpida e cristalina. Ao beber e se lavar nas águas, ele sentia grande alívio em suas feridas.

Em sua imagem, é possível ver um cachorro, isso porque a tradição nos conta que enquanto São Roque estava doente, um cachorro levava-lhe pão.

Curado de sua doença, São Roque saiu em peregrinação pela Itália e passou a ajudar nos hospitais e assistir os doentes, ele curava os doentes fazendo o sinal da cruz, e aonde ia, a peste acabava.

Milagres de São Roque:

No Concílio de Constance, após a sua morte, a praga ainda estava causando mortes. Os conciliares pediram a proteção e a intercessão de São Roque e a praga acabou.

Por esse motivo, sua canonização foi rapidamente aprovada. Ao longo da história, são milhares os relatos de curas atribuídas à intercessão do Santo. Diz-se que sempre que uma praga assola a humanidade, São Roque corre e intercede em favor do povo.

Sua devoção é bastante difundida na Europa e também no Brasil e conta-se que sua assistência foi muito eficaz em muitos momentos da história como na Gripe Espanhola e agora com a Pandemia do Covid 19.

São Roque também é padroeiro dos inválidos e dos cirurgiões.

Oração a São Roque

“São Roque, que vos dedicastes com todo amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, dai-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me a ajudá-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos as doenças e dos perigos. Amém”.

São Roque, rogai por nós!