fbpx

Santo Estêvão, protomártir da Igreja de Cristo

Santo Estêvão é conhecido como o primeiro Mártir da história da Igreja.

Encontramos o santo nos Atos dos Apóstolos. Nos capítulos 6 e 7 é narrada sua ordenação como um dos primeiros diáconos da história da Igreja e também seu martírio.

Sabedoria de Estêvão

“Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, … e começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava” (At 6, 8-10).

Martírio de Santo Estêvão

“…Ao ouvirem estas palavras, exasperaram-se nos seus corações e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, cheio do Espírito Santo, tendo os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus e disse: ‘Vejo os céus abertos e o Filho do homem que está à direita de Deus’. E levantando um grande clamor, fecharam os olhos e, em conjunto, lançaram-se contra ele. E lançaram-no fora da cidade e apedrejaram-no” (At 7, 54- 59).

 

“E apedrejavam Estêvão que invocava Deus e dizia: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. Depois, tendo posto os joelhos em terra, gritou em voz alta: ‘Senhor, não lhes contes este pecado’. E dizendo isto, adormeceu” (cf At 7, 59- 60).

 

Diácono e Mártir da Igreja

Esse breve relato pode ser lido por completo nos capítulos 6 e 7 de Atos dos Apóstolos, e nos mostra a santidade de Santo Estêvão, como o Espírito Santo estava com ele na pregação e na hora de seu martírio e como o santo diácono foi firme em sua escolha por Cristo até a morte.

 

CONHEÇA OS NÉO-DIÁCONOS DA ALIANÇA

 

Pregação de Estêvão

Neste relato, Santo Estevão fala àquele povo:

“‘Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, resistis sempre ao Espírito Santo, vós sois como os vossos pais. Qual dos profetas não perseguiram os vossos pais, e mataram os que prediziam a vinda do Justo que vós agora traístes e assassinastes? Vós que recebestes a Lei promulgada pelo ministério dos anjos e não a guardastes” (At 7, 51-53).

 

O Povo escolhido já não ouvia o Senhor e Seus enviados. Fechavam os corações, pois tinham a cervis (cabeça) dura e não eram dóceis ao Espírito Santo, por isso perseguiam o povo cristão.

 

Santo Estevão rogou a Deus por eles e entregou sua vida por amor a Cristo. O sangue de Santo Estevão é o sangue de todos os mártires e santos da história, por causa dele muitos se converteram.

Paulo, estava lá, até então como Saulo e a narrativa dos Atos dos Apóstolos nos diz que, pouco depois do martírio de Santo Estêvão, Saulo tem um profundo encontro com Cristo e se converte.

 

SAIBA MAIS SOBRE O DIACONATO NA IGREJA

 

Santo Estêvão é um grande exemplo para nós, de homem que deu a vida por Cristo, mas também de homem que se põe à serviço da comunidade.

Servindo como diácono, Estêvão ajudava na pregação, no cuidado com as viúvas e órfãos, na distribuição do pão e em todo o tipo de necessidade que tivesse a Igreja Primitiva.

 

Que possamos nos inspirar em Santo Estêvão para servirmos cada vez mais nossa Igreja até à entrega total de nossas vidas.

 

Santo Estêvão, rogai por nós!

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password