Santa Gertrudes de Helfa

Santa Gertrudes de Helfa, celebrada na Igreja no dia 16 de novembro, é vidente do Sagrado Coração e padroeira dos místicos.

A santa nasceu em 1256 na Alemanha em uma família Católica e aos 5 anos de idade foi enviada para estudar no mosteiro beneditino de Helfta.

Um dos fatos mais interessantes sobre Santa Gertrudes é que ela teve as visões do Sagrado Coração de Jesus séculos antes dEle aparecer à Santa Margarida Maria Alacoque.

Ao longo de sua vida, teve uma grande e profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e teve diversas experiências místicas com Ele.

Santa Gertrudes de Helfa buscava em sua vida sempre a santidade, comungava frequentemente e era muito devota de Nossa Senhora e de São José.

Gertrudes faleceu em 1301 (ou 1302) depois de sofrer por 10 anos de uma forte enfermidade. O Papa Clemente XII canonizou a santa e definiu sua festa para o dia 16 de novembro.

Veja também: Santa Margarida Maria Alacoque e o Sagrado Coração de Jesus

Vida Mística de Santa Gertrudes

Em suas várias experiências místicas, Gertrudes reclinou sua cabeça no peito de Jesus e pode ouvir as batidas de seu Sagrado Coração, porém, uma dessas visões chama a atenção pois fala diretamente da devoção ao Sagrado Coração e da providência divina

Em uma das visões, a Santa viu São Joao Evangelista e perguntou ao Apóstolo por que não retratou o Sagrado coração no evangelho. São Joao lhe explicou que a revelação do Sagrado coração estava reservada para um tempo onde a frieza do mundo necessitaria dessa revelação para reavivar no amor.

 

Obras de Santa Gertrudes de Helfa

A obra que recebemos até hoje de Santa Gertrudes é o “Arauto da amorosa bondade de Deus”, conhecida como “Revelações de Santa Gertrudes”. Essas obras reúnem escritos e narrações da santa sobre suas experiências místicas. Ela também ensina sobre a adversidade e sobre a alma esponsal.

 

Oração pelas almas do purgatório atribuída à Santa Gertrudes de Helfa:

Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password