Saiba mais sobre a construção da Cidade da Misericórdia

Pessoas ao redor da Cruz
Pessoas ao redor da Cruz. (Foto: Ronaldo Mirandah)

A cidade da Cidade da Misericórdia será um espaço onde os pobres terão acolhida, as famílias terão apoio e segurança, e os abatidos terão refúgio.

Um projeto no coração

Desde o nascimento da Aliança, nossos fundadores sonham com um lugar completamente transformado pela misericórdia. Um lugar onde todos, famílias, jovens, velhos e crianças, possam viver em segurança, onde o que move as pessoas seja o sentimento de solidariedade e amor.

Pe. João Henrique deu a este lugar o nome “Cidade da Misericórdia“, um projeto que sempre esteve no coração, mas por falta de recursos nunca deu os primeiros passos. Agora, o sonho está mais perto do que nunca.

“Há um ano não tínhamos nada, senão um sonho. Milagrosamente e inesperadamente chegou nas nossas mãos um terreno.

Hoje temos uma cidade, porque a cidade é construída de relacionamento antes de ser construída por edificações. (Pe. João Henrique, carta de agradecimento aos membros do Comitê Organizador da Cidade Rahamin)

Saiba mais: Como foi a doação do terreno para a cidade Rahamin

Onde será a cidade

Em um terreno de 500.000 metros quadrados, no município de Salto/SP, doado no início de 2019, será implantada a Cidade Rahamim (Misericórdia), projeto que está sendo estruturado com o auxílio de diversos colaboradores,
para ser um espaço onde os pobres terão acolhida, as famílias terão apoio e segurança, e os abatidos terão refúgio.

Para a projeção arquitetônica das construções da Cidade, estão trabalhando dois grupos: estudantes de arquitetura orientados pelo professor universitário Marco Aurélio, que integra o comitê de organização do projeto, além de um grupo de arquitetos e urbanistas da Bélgica, que também apresentaram sua proposta de ocupação do terreno.

Atividades do comitê

O Comitê organizador do projeto da Cidade Rahamim (Misericórdia), desde o início dos seus trabalhos e após definição dos primeiros conceitos, estabeleceu contato com as autoridades religiosas, públicas e municipais de Salto para a apresentação de sua obra.

Em setembro de 2019, por ocasião do primeiro contato com o prefeito municipal de Salto, Geraldo Garcia, a Aliança de Misericórdia foi muito bem recebida, sendo sua proposta acolhida com abertura para o diálogo e colaboração. Desde então, diversos encontros e vídeo conferências vêm acontecendo em prol deste projeto.

Foto: Ronaldo Mirandah.
Foto: Ronaldo Mirandah.
Foto: Ronaldo Mirandah.

Histórico de visitas

Numa das visitas ao prefeito da cidade de Salto o Comitê participou de uma videoconferência para ouvir a exposição técnica do projeto feita pelo Professor Marco Aurélio Alves de Oliveira, coordenador do grupo de planejamento urbanístico da frente de infraestrutura do Comitê organizador.

Finalizada a apresentação do projeto, o prefeito Geraldo Garcia concluiu a reunião expondo sua visão positiva sobre a Cidade Rahamim como um pólo de atração de grande público, quer seja do ponto de vista espiritual e religioso, quer seja do ponto de vista de sua arquitetura e métodos de construção inovadores, bem como do ponto de vista ambiental e social, devido aos cuidados com a natureza e aos seres humanos que ali serão acolhidos, viverão ou apenas trabalharão, com plena dedicação ao próximo.

Primeira fase do projeto urbanístico

Os arquitetos urbanistas Guillaume van der Vaeren e Ludmila Andreoli Parekh, integrantes da equipe do escritório JNC Internacional, sediado na Bruxelas, na Bélgica, fizeram, em videoconferência realizada em 16 de abril de 2020, a primeira apresentação do planejamento urbanístico (Masterplan) da Cidade Rahamim (Misericórdia) ao Comitê organizador.

Estiveram no Brasil em fevereiro, para visitar o terreno em Salto e realizar um workshop, na sede da Aliança de Misericórdia em São Paulo.

O encontro teve o objetivo de reunir todas as propostas, concebidas pelo Comitê no primeiro ano de trabalho, e, juntamente com a análise técnica feita no terreno, elaborar o plano de organização do espaço físico que permita o desempenho harmônico para as quais se destinarão (habitação, trabalho, convivência, entretenimento, artes, atividades religiosas, circulação no espaço).

Projeto sustentável

Com sua abordagem urbana, paisagística e ambiental, o Masterplan deixou evidente que a preservação e contato com a natureza será o ponto central de toda a organização do espaço físico da Cidade Rahamim.

Todo o planejamento foi baseado em uma infraestrutura verde, visando evitar erosão, organizar o espaço público e criar perspectiva paisagística.

O Masterplan prevê a construção de 340 edificações, sendo 316 delas para habitação. A equipe belga está desenvolvendo a demarcação dos espaços no terreno, enquanto a brasileira se responsabiliza pelos projetos arquitetônicos das edificações.

No plano geral, foi feita a identificação das construções existentes (que serão reformadas para o uso imediato), foi também estabelecido no terreno, o local destinado ao programa socioeconômico a ser desenvolvido.

A primeira fase consistirá nas seguintas realizações: (1) praça de acolhimento; (2) alameda carroçável; (3) eremitério (área para retiros, com capacidade para 40 pessoas); (4) dez unidades de moradia (projeto piloto para criação das regras de organização da vida dos futuros habitantes, podendo ser também testadas as diferentes técnicas ecológicas); (5) alamedas e praças arborizadas e espaço comunitário; (6) permacultura; (7) anfiteatro (com capacidade para 2.000 pessoas, coberto com lona esticada).

Louvamos a Deus pela presença de tantas pessoas dedicadas ao serviço deste lindo sonho!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password