Primeira Meditação da Quaresma: Enxertados em Cristo

Nesta quaresma, convidamos você para iniciar uma jornada de espiritualidade com o Padre Pedro Mariano, nosso vice-presidente. Inspirados pelo tema: “Enxertados em Cristo”, possamos a cada dia viver mais próximos ao nosso Deus.

Acompanhe agora a primeira meditação Enxertados em Cristo:

“Enxertados em Cristo”. Essa é a palavra que Deus dá para a Aliança de Misericórdia, mas também a você e a mim. Em João, capítulo 15, versículos de 1 a 17, vamos pegar os primeiros versículos para que possamos responder àquilo que Jesus nos pede nesse primeiro momento: Enxertados em Cristo.

“Convertei-vos e crede no Evangelho”. Um grande chamado de nosso Senhor neste tempo quaresmal, para que possamos viver um movimento interior, um movimento interior no qual nós somos chamados a questionar a nossa vida e a respondermos: onde nós estamos indo, para onde estamos indo?

Quando nós recebemos as cinzas na quarta-feira, somos convidados a ouvir a expressão Convertei-vos e Crede no Evangelho ou Lembra-te que és pó e ao pó voltará. Qual é a realidade que nós estamos vivendo? Como nós estamos vivendo?

O tempo da Quaresma é um tempo de graça, em que somos convidados a voltar a nossa vida para um único lugar, a vivermos enxertados em Cristo Jesus.

No texto do Evangelho de João, logo no início, Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira e meu pai é o agricultor”.

Eu sou é uma expressão de Jesus que nos lembra do diálogo entre Deus e Moisés no livro de Êxodo, no capítulo 3: “Quem és tu?”.

Moisés ali surpreso com toda aquela manifestação na sarça ardente, responde a Deus: “quem és tu?” e ele diz Eu sou aquele que Sou, que nós também poderíamos traduzir como Eu sou aquele que serei.

Jesus disse Eu sou a videira verdadeira e a videira é uma imagem do povo de Israel, o povo eleito de Deus. Mas essa é uma videira que não deu fruto, pois nós lemos nas profecias de Isaías, e também na profecia de Ezequiel, sobre um povo que não deu fruto. Mas então o Verbo se faz carne e habita entre nós. O Deus que se fez carne, se fez homem e habita entre nós e diz Eu sou a videira, eu sou o homem fiel de bons frutos, e meu Pai é o agricultor.

Quem sustenta essa videira verdadeira? É o Pai, o Pai amoroso, o Pai misericordioso. Jesus fala de videira verdadeira, nós podemos até pensar: “existe uma falsa videira”? Qual é essa videira?

E aqui quando Jesus diz eu sou a videira verdadeira, ele fala da autenticidade dessa videira, é uma videira autêntica, é uma videira fiel, é uma videira que vai dar bons frutos. Ou seja, somente Jesus é capaz de dar a vida, somente Deus é capaz de dar a vida àqueles que creem. Essa vida que dá a garantia de bons frutos e aqui é onde nós somos chamados a colocar a nossa vida, a estarmos enxertados nele.

O texto vai trazer várias expressões do verbo permanecer (permanecer em mim) e nós vemos no segundo versículo que Jesus vai dizer: “todo ramo que não der fruto em mim, Ele o cortará”.

Se nós precisamos ser uma árvore de bons frutos, nós precisamos passar pelas podas. O texto vai diz que a própria palavra de Deus nos ajuda, nos purifica, tira os excessos, porque a Palavra tem o poder de tirar de nós as mentiras, as ideologias e tantas outras coisas, nos colocando no único lugar seguro, o lugar da verdade.

É por isso, meus irmãos, que nós somos chamados a nos converter e a crer no evangelho. E quem é o evangelho de acordo com o apóstolo Paulo? Cristo é o evangelho, e é nesse evangelho que nós precisamos mudar a nossa vida, é nesta vida que nós podemos ter vida e vida plena. Quero convidar você para, juntos, continuarmos nesse temerário de vivermos enxertados em Cristo Jesus!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password