A Anunciação do Senhor e o SIM que Salvou o Mundo!

No dia 25 de março, a Igreja celebra a Anunciação do Anjo à Maria. Essa data, que muitas vezes passa despercebida por não ser feriado, é uma das datas mais importantes da história da humanidade.

Pois, de acordo com a Tradição, foi neste dia que o SIM que salvou o mundo foi dado. Foi neste dia que a salvação entrou no mundo, que o Verbo se encarnou no seio da Virgem Maria.

700 anos antes da encarnação, o profeta Isaías anunciou: “A Virgem conceberá e dará à luz um Filho. Ele será chamado: Emanuel, Deus conosco”. (Is 7, 14).

Essa profecia se cumpriu naquele dia, quando o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela foi escolhida, dentre todas as mulheres, para ser a mãe do Salvador.

Maria foi agraciada e preparada não só toda a sua vida, mas toda À Eternidade para esse momento. Toda a criação esperava ansiosamente por esse momento, quando o Verbo se encarnaria, quando a Salvação entraria no mundo e, finalmente, o pecado seria vencido.

Alegra-te cheia de Graça

Gabriel, sabendo da importância da sua tarefa, num júbilo diz: “Alegra-te cheia de Graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28), vamos meditar um pouco sobre essas palavras.

Alegra-te Maria: pois o mundo será remido, Alegra-te Israel, pois o seu Messias está chegando. Alegra-te humanidade, pois a morte que entrou no mundo pelo seu pecado será vencida pela criança que será gerada neste ventre!

Cheia de Graça: Maria estava cheia da graça de Deus. Maria foi agraciada por Deus, escolhida, preservada do pecado desde a concepção e durante toda a vida, a graça de Deus nunca lhe faltou!

O Senhor está contigo: Maria, uma mulher santa, que possuía a benção e proteção Divina. Aquela de quem Isaías profetizou. A Virgem que gerou Deus. O Senhor está com você Maria, e não te abandonará em suas dificuldades, estará contigo até o fim, aos pés da Cruz do Seu Filho te sustentando, e ao fim da vida, virá lhe buscar e te dará a coroa de Rainha do Céu e da Terra.

Maria a Nova Eva

Você, Maria, é a mulher que pisa à cabeça da serpente. A Nova Eva, que com sua obediência e humildade trouxe a Salvação.

No momento da anunciação, cumpriram-se as profecias, toda a milícia Celeste esperou sua resposta, e com o seu “SIM”, Aquele que era esperado por séculos, veio ao mundo. O redentor entrou na história, a porta da salvação, o Verbo se encarnou.

O SIM de Maria

Mas, o SIM de Maria não foi um sim falado às pressas, por impulso. A Virgem respondeu ao anjo: “como se dará isso?” (Lc 1, 34).

E então o Anjo lhe diz: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus”. (Lc 1, 35).

Essa resposta nos mostra como Deus, desde toda a Eternidade, já havia preparado tudo para a nossa salvação. Como o nascimento de Cristo estava previsto, como o SIM de Maria seria fundamental para a nossa redenção.

Deus quis vir ao mundo pelo Seio de Maria, quis ter São José como Pai adotivo, quis nascer em Belém em meio à pobreza.

Deus quis viver em uma pequena casa de Nazaré. Deus quis viver como nós, sofrer como nós, para poder assim nos salvar.

 

Não tenhas medo, pois encontraste graça diante de Deus

 

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus”. (Lc 1, 30-31).

Não tenhas medo! Essa pequena frase nos mostra que todo o projeto de Deus para Maria e para nossa vida leva sempre à realização e à felicidade, mesmo em meio ao sofrimento e às provações, a vontade de Deus nos eleva ao pleno cumprimento de nossa vida, e por isso não precisamos temer.

O filho que Maria gerou nos salvou. Sua virgindade foi mantida intacta por amor, sua pequenez e humildade a fez ser elevada ao posto de RAINHA DOS ANJOS E DOS HOMENS.

 

Eis aqui a Serva do Senhor

Após o anúncio, o anjo espera a resposta de Maria, e com ele, toda a criação, todos os anjos e toda a humanidade espera essa resposta.

Deus jamais feriria a liberdade de Maria e por isso esperava o seu consentimento. Ela deveria, livremente, escolher acolher o Redentor.

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra!”. (Lc 1, 38).

Maria não só disse SIM ao plano de Deus, com essa resposta ela se colocou completamente submissa, colocando toda sua vida à vontade de Deus.

Seu SIM foi o SIM mais generoso e mais importante da história humana. Com ele, a Luz pôde brilhar nas trevas; com Ele, a morte pode ser vencida; com Ele; Deus se fez homem.

Logo após a realização do diálogo mais importante da nossa história, o Arcanjo se cala e permite que, no silêncio, a jovem Maria medite e pondere no alcance das promessas de Deus antes de manifestar a sua esperada resposta.

Tudo agora depende da resposta da Virgem, tudo depende do modo como ela vai usar sua liberdade, tudo depende da correspondência do seu amor, da sua entrega e de sua generosidade.

Maria, abriu para nós o Paraíso, pois com seu SIM o Reino dos Céus desceu à Terra.

Por isso, o dia 25 de março é tão importante. Neste dia, a Salvação entrou no mundo; neste dia Deus se fez homem, e neste dia ganhamos uma Mãe que sempre estará intercedendo por nós.

Não deixemos de recorrer sempre a ela dizendo uma das orações mais antigas da Cristandade:

 “À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus; não desprezeis as súplicas que em nossas necessidades vos dirigimos, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com Vosso Filho nos reconciliai, ao Vosso Filho nos recomendai, ao Vosso Filho nos apresentai. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!”.

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password