Segunda Meditação da Quaresma – Enxertados em Cristo

Continuando nossa meditação quaresmal com o tema enxertados em Cristo. No tema de hoje Deus nos convida ao jejum e penitência para vivermos uma vida de temperança. Só assim nós podemos continuar enxertados, permanecendo em Cristo Jesus.

Se você não viu a primeira meditação Enxertados em Cristo clique aqui e veja agora

Deus nos convida desde a liturgia da quarta-feira de cinzas, a uma vida de oração, uma vida de jejum e uma vida de gratuidade, de generosidade, de oferta aos irmãos através da esmola.

A oração é o fundamento de tudo, é o lugar de encontro, é o lugar de intimidade.A oração muda as realidades da nossa vida. Quantas vezes nós oramos e as nossas realidades são mudadas.

Por que jejuar? Por que fazer penitência?

Para que nós possamos também disciplinar o nosso interior numa vida de renúncia das coisas dessa terra, das coisas deste mundo e a desejar as coisas do alto.

Esse exercício nos permite desejar mais o céu, desejar mais as coisas de Deus. O jejum nos disciplina, nos leva um exercício de renúncia e nós bem sabemos que para sermos discípulos nós precisamos renunciar a nós mesmos, assumir a nossa cruz, a cruz que o Senhor nos dá e seguir a Ele, confiantes numa vida que não passa, numa vida que é plena.

Meus irmãos, somos também convidados a entender que o jejum e a penitência são caminhos que nós levam a glorificar o Senhor, a viver uma vida de louvor e a viver uma vida de doação aos irmãos. É por isso que nesse tempo no qual nós vivemos um tempo de graça que é a quaresma, nós somos chamados a essa gratuidade, a ofertar, a viver a esmola, que é uma reconciliação nesse amor com outro. É um caminho de graça para cada um de nós.

Nós enfrentamos os nossos pecados, as nossas debilidades, as nossas fraquezas, também assumindo uma vida de sacrifício, uma vida de reparação, quantas vezes nós precisamos abrir o nosso coração para perdoar. Com a misericórdia que nós acolhemos de nosso Senhor, um Deus pronto, um Deus que deseja e procura o homem em todas as circunstâncias para que possamos ser transformados.

Veja a oração, a penitência, o jejum e a esmola nos levam a viver nesse tempo quaresmal um caminho de amor total e radical ao nosso Deus.

São Tomás de Aquino dizia que o homem quando exercita o bem, é um homem virtuoso.  E como nós podemos ter uma vida virtuosa? Uma vida livre? Uma vida cheia da graça de Deus? Quando nós fazemos esses exercícios do bem para sermos homens virtuosos.

A oração, jejum, penitência e esmola, sobretudo o jejum e a penitência, são exercícios que nos levam a uma vida virtuosa, mais íntima de Deus.

E é isso o convite que eu quero fazer para você. Vivamos enxertados em Cristo Jesus, através do jejum e da penitência, para que possamos amar mais e oferecer as nossas vidas para que muitos tenham ouvido.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password