Terceira meditação da quaresma – Enxertados em Cristo

Com o tema Enxertados em Cristo, reconciliar-vos com os vossos irmãos para celebrar a vida nova.  E nós estamos aqui nessa terceira meditação com o texto de São João, capítulo 15, versículo de 1 ao 17, onde nós somos convidados a vivermos enxertados em Cristo Jesus.

Jesus, no versículo 3, diz, vós já estais puros pela palavra que vos fiz ouvir, em sequência, um grande convite. E permanecei em mim e eu permanecerei em vós.

Vejam, esse texto bíblico de 1 a 17, é dividido em duas partes. A primeira parte, Jesus convida os discípulos a permanecer n’Ele. E na outra parte, dos versículos 9 ao 17, nós vemos que Jesus fala, contra o mal do mundo, contra o ódio do mundo, aqueles que creem n’Ele, precisam viver o amor fraterno.

Nós somos chamados a vivermos enxertados em Cristo, possuindo a Sua Vida, e a Vida de Cristo é amor que se dá, é uma vida para que muitos possam ter vida.

É nesse amor que nós somos chamados a permanecer, e a vivermos entre nós esse amor que está dentro de nós, que é Cristo Jesus, para celebrarmos a vida nova, e é só dessa forma que nós podemos enfrentar o mal do mundo.

No Carisma Aliança de Misericórdia, nós sempre sublinhamos que o importante não é aquilo que nós fazemos, mas o amor que nós colocamos em cada coisa que fazemos, porque nós sabemos que o que vale é o amor, o que vale é a vida que é construída neste lugar, porque Deus é amor, porque Deus é vida plena.

Jesus se dá a conhecer e não nos chama de servos, nos chama de amigos, por isso que nós, unidos aos nossos irmãos, acolhendo os nossos irmãos, carregando os nossos irmãos, vivendo o perdão recíproco que nós somos capazes de poder celebrar a vida nova.

E nós celebramos a vida nova porque temos Cristo em nós, temos a vida de Cristo em nós e essa vida que nos permite celebrar essa vida de Cristo, enxertados em Cristo, tendo a mesma vida de Cristo, tendo o mesmo amor de Cristo. E ele diz, eu vim para que todos tenham vida e tenham a vida em abundância.

É o Cristo que convida a cada um de nós e nós estamos dando um passo a cada semana, justamente nesse tempo quaresmal, que é um tempo de reconciliação conosco mesmo na nossa relação com Deus e na nossa relação com o irmão.

Nós somos convidados a viver três coisas nessa quaresma. Oração, jejum e a esmola, a oração nos permite nos reconciliarmos com Deus, amar a Deus sobre todas as coisas.

A esmola nos convida a viver um exercício de reconciliação com outro, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.

E o jejum é um convite para nós nos reconciliarmos conosco mesmo. Há coisas que resistem dentro de nós que nós podemos renunciar para vivermos essa felicidade que como dizia São Paulo.

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós.” (1 Cor. 2, 9) Então quero convidar você para permanecer enxertado em Cristo Jesus.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password