Freira beija o anel do Papa

Por que o Papa não permite que beije seu anel?

Nos últimos dias, um vídeo está deixando muitos católicos tristes e atordoados: o Papa Francisco puxa bruscamente a mão para impedir que os peregrinos a Loreto beijem o Anel do Pescador.

Não Julgar o Papa

Como sempre, os pouco prudentes (mais muito confiantes em sua “piedade” e “zelo” pela tradição) já saíram esculhambando o Papa nas redes sociais. Dispararam que ele recusa o beijo no anel por “falsa humildade”.

Ao ver o vídeo, também fiquei muito incomodado e não gostei nada do que vi. Mas preferi me calar e checar os fatos, antes de abrir a boca para condenar ou proferir qualquer tentativa de defesa desastrada e descabida (como alguns sites católicos tentaram fazer, afirmando que Francisco realmente era contra o beijo no anel episcopal).

A checagem não foi nada difícil. Dei-me ao trabalho de ver, NA ÍNTEGRA, a cerimônia do beija mão na sacristia do Santuário de Loreto (vídeo abaixo).

No evento, que aconteceu no último dia 25/03, o Papa Francisco aceita tranquilamente que mais de 40 pessoas beijem suas mãos ou seu anel. Podemos ver isso a partir de 1:04.

Algumas pessoas beijam as mãos de Francisco não só uma vez, mas duas! Grande parte dos fieis se ajoelha diante dele. E o Papa não demonstra nenhum gesto de contrariedade ou rejeição.

O MOMENTO EM QUE O PAPA MUDA DE ATITUDE

Porém tudo muda de forma muito estranha a partir de 1:13:09. O Papa retira decididamente a mão para impedir que um peregrino a beije. E assim ele faz seguidamente. No total, contei que ele retirou a mão diante de 19 fiéis.

Aconteceu algo para provocar essa repentina mudança de comportamento do Papa? Não sei. Acho provável que sim. Mas só que estava lá, bem ao lado de Francisco, pode saber.

Por fim, quais são os FATOS? São estes:

– o Papa aceitou docilmente que mais de 40 fieis lhe beijassem as mãos e o anel;

– a partir de dado momento, por razão completamente desconhecida, passou a impedir que os fieis beijassem suas mãos e o anel (isso aconteceu com umas 19 pessoas);

– sempre de plantão, os detratores do Papa editaram um vídeo mostrando somente os momentos em que ele rejeita o beijo ao anel, sem citar em nenhum momento que ele aceitou esse gesto numa boa o dobro de vezes.

Então, a não ser que esse povo que está metendo o pau no Papa tenha acesso a alguma fonte que eu não tive, ou tenha o dom sobrenatural de ler os corações, estão espalhando juízo temerário (pecado grave!).

Como diz São Tiago na Bíblia, a língua é um órgão muito pequeno, mas que pode conduzir o corpo inteiro ao Inferno.

Artigo de Alexandre Varela de O Catequista

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password