Por que as famílias incomodam tanto?

“A família é o lugar onde se expressa e se realiza o dom do amor”

Encíclica Humanae Vitae (1968)

As famílias são a pedra angular da sociedade e ao longo da história têm desempenhado um papel crucial na formação das culturas e civilizações. No entanto, nos tempos modernos, parece que as famílias estão sob constante pressão e críticas.

Entender por que as famílias católicas incomodam tanto o mundo envolve examinar os princípios e ensinamentos da Igreja Católica, expressos em várias encíclicas papais ao longo dos anos.

Família como Base da Sociedade:

De acordo com a doutrina católica, a família é vista como uma instituição divinamente ordenada e o alicerce da sociedade. O Papa Leão XIII, na encíclica “Rerum Novarum,” enfatizou que a família é o primeiro e mais vital elemento na organização da sociedade e na encíclica “Arcanum” (1880) escreveu: “A família é a fonte e origem natural da sociedade.”

Isso pode ser perturbador para aqueles que buscam desviar o foco da família em direção a ideologias individualistas.

Valores Morais e Éticos:

A Igreja Católica promove uma visão de moral e ética baseada na família, ensinando valores como amor, respeito, solidariedade e sacrifício mútuo.

Esses princípios são frequentemente desafiados em uma sociedade cada vez mais secularizada, onde a busca pelo egoísmo e o relativismo moral são predominantes.

A sexualidade deve ser vivida de acordo com a lei moral, com ênfase na castidade antes do casamento e na fidelidade dentro do matrimônio. Isso pode desafiar uma cultura que promove a sexualidade livre de restrições e a aceitação de uma variedade de orientações sexuais.

A Igreja Católica enfatiza a importância da solidariedade e da caridade para com os menos afortunados. Isso pode incomodar uma sociedade muitas vezes centrada no individualismo e no consumismo, onde a busca pelo sucesso pessoal muitas vezes prevalece sobre a preocupação com os outros.

O Papel dos Pais:

A encíclica “Casti Connubii,” do Papa Pio XI, destaca a importância dos pais como educadores morais de seus filhos. Isso pode incomodar aqueles que desejam minar a autoridade dos pais e promover agendas educacionais alternativas. Na encíclica “Familiaris Consortio” (1981) o Papa João Paulo II afirma: “A família é o lugar natural onde se exerce a solidariedade entre as gerações e onde se realiza a educação para a vida social.”

Os pais católicos são incentivados a abraçar com amor todos os filhos que Deus lhes der, isso significa abertura a vida e muitas vezes famílias numerosas o que em uma sociedade que prega a liberdade sexual e até a ausência de filhos é um grande escândalo.

Vida e Dignidade Humana:

A Igreja Católica defende a santidade da vida e a dignidade de cada ser humano desde a concepção até a morte natural. Isso entra em conflito com sociedades que promovem o aborto, a eutanásia e outras práticas contrárias à vida humana.

O Papa Bento XVI, na encíclica “Caritas in Veritate” (2009) escreveu “A família é o lugar onde se realiza a sociabilidade humana, e torna-se escola de humanidade.”

Isso incomoda aqueles que apoiam as ideologias e práticas como legalização do aborto e da eutanásia, pois entra em conflito com uma cultura de descarte da vida humana.

Pode interessar:Santa Zélia e São Luís Martin: Um Casal de Santos para Inspirar a Família Católica

Promoção da Família:

As famílias católicas são incentivadas a aderir a valores tradicionais, como o casamento entre homem e mulher e a criação de filhos de acordo com os princípios católicos. Isso contrasta com as crescentes tendências de redefinição do casamento e da família.

Os papas João Paulo II e Francisco, em suas encíclicas, enfatizaram a necessidade de promover e proteger as famílias como um bem social. Isso pode incomodar aqueles que buscam redefinir o conceito de família ou desvalorizá-lo.

O Papa Francisco, na exortação apostólica “Amoris Laetitia” (2016) escreveu: “A família é o lugar onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer a outros, e onde os pais transmitem a fé aos filhos.”

As famílias são fundamentais para a Igreja Católica e desempenham um papel central na promoção de valores morais e éticos. Isso pode parecer incômodo para aqueles que buscam redefinir a moralidade e a ética de acordo com suas próprias perspectivas.

No entanto, a doutrina católica continua a enfatizar a importância das famílias como um pilar da sociedade e como um meio para viver uma vida digna e santa.

Embora esses ensinamentos e valores católicos possam incomodar algumas partes do mundo moderno, é importante notar que a Igreja Católica os promove com base em uma visão de amor, compaixão e moralidade.

As famílias católicas desempenham um papel vital na promoção desses valores e na construção de comunidades fortes.

A sociedade foi construída por famílias católicas, a família é a base da sociedade a defendê-la é um grande dever de cada um de nós católicos.

Veja também: Conheça a Encíclica Humanae Vitae: Uma Abordagem Católica sobre a Regulação da Natalidade e a Dignidade Humana