Natividade de Nossa Senhora: A alegria e o significado dessa grande festa

A Natividade de Nossa Senhora, um evento de grande significado na tradição católica, é celebrada com devoção até os dias de hoje. O nascimento de Maria Santíssima traz consigo o anúncio jubiloso de uma boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós. Ela representa o alvorecer prenunciativo de nossa salvação, marcando o início histórico da obra de Redenção.

A comemoração da Natividade de Maria teve origem no Oriente católico, possivelmente em Jerusalém, no século V.

A tradição nos ensina que a Virgem nasceu perto da Porta da Piscina Probática. Hoje, nós católicos reconhecemos Nossa Senhora como a Aurora que anuncia o Sol da Justiça, a virgem que concebeu o próprio Deus, e nos trouxe a Luz que dissipa toda a treva do pecado e do erro.

A Igreja nos convida a contemplar Maria como uma mulher, uma jovem única e, ao mesmo tempo, igual a todas as outras, destinada a ser a Mãe do Messias.

Veja também: Aniversário de Nossa Senhora

Embora o nascimento de Maria tenha sido um acontecimento extraordinário aos olhos de Deus, nenhum sinal excepcional o acompanhou. Os Evangelhos não narram profecias ou aparições de anjos.

A festa celebra o fato de que somente no Céu houve uma celebração verdadeira, já que o Filho de Deus testemunhou o nascimento de sua Mãe, os anjos louvaram o nascimento de sua rainha.

A tradição nos diz ainda que Nossa Senhora, concebida sem pecado original, possuía o uso da razão desde o primeiro instante de sua existência.

No ventre de Sant’Ana, ela já tinha pensamentos altos e altíssimas intenções, contribuindo para o destino da humanidade desde o início, graça essa dada por Deus, Santidade e preservação que anteciparam a morte e ressureição de Cristo.

A Natividade de Nossa Senhora é a alegria do céu que se antecipa a alegria e a vitória da ressureição. É uma celebração que resgata o nascimento da mãe de Jesus, uma figura central na fé católica.

Esta festa é marcada por alegria e reverência, reconhecendo o papel fundamental de Maria na história da salvação. Ela é celebrada como a aurora da Redenção, trazendo esperança e alegria para toda a humanidade, incluindo os anjos no Céu.

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password