fbpx

Papa Francisco: 85 anos de amor a Cristo e à Igreja

Hoje, dia 17 de dezembro é o aniversário do Papa Francisco. O Santo Padre está completando 85 anos e por isso queremos louvar a Deus pela vida do nosso querido Papa e fazer memória da sua vida, vocação e trajetória até aqui.

Francisco é o primeiro Papa do Continente Americano, é jesuíta e conhecido pela sua simplicidade.

Biografia do Santo Padre:

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 1936, é filho de emigrantes piomoneteses e possui mais 4 irmãos.

É formado como técnico químico, mas em 1958 sentiu o chamado ao sacerdócio e entrou no noviciado da Companhia de Jesus.

De 1964 a 1965 foi professor de literatura e psicologia no colégio da Imaculada de Santa Fé e em 1966 ensinou estas mesmas matérias no colégio do Salvador, em Buenos Aires.

Foi ordenado em 13 de dezembro de 1969 pelo arcebispo D. Ramón José Castellano e em 1973 fez sua profissão perpétua nos Jesuítas.

Atuou como professor na faculdade de teologia e mestre de noviços na Villa Barilari em San Miguel.

No dia 31 de julho de 1973 foi eleito provincial dos Jesuítas da Argentina (responsável por todos os Jesuítas do país), cargo que desempenhou durante seis anos.

Em março de 1986 partiu para a Alemanha, onde concluiu a tese de doutorado; em seguida, os superiores enviaram-no para o colégio do Salvador em Buenos Aires e, sucessivamente, para a igreja da Companhia, na cidade de Córdova, onde foi diretor espiritual e confessor.

Em 20 de maio de 1992, João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. No dia 27 de junho recebeu na Catedral, a ordenação episcopal precisamente do cardeal. Como lema, escolheu Miserando atque eligendo (com misericórdia, o elegeu) e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus.

Em 1998 foi nomeado arcebispo primaz da Argentina. Três anos mais tarde, no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, João Paulo II tornou-o cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino.

Em 13 de março de 2013, foi eleito Papa e adotou o nome de Francisco, sendo o 226º papa da história da Igreja, o primeiro pontífice não europeu em 1200 anos.

Fonte: BIOGRAFIA DO SANTO PADRE – VATICANEWS

 

Um Papa Jesuíta:

“Entrei na Companhia de Jesus atraído por sua condição de vanguarda na Igreja desenvolvida com obediência e disciplina e por estar orientada ao labor missionário” (Papa Francisco).

A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola, santo espanhol que desejava viver o evangelho de forma radical, na época da contrarreforma.

Santo Inácio junto com diversos universitários se dedicou a pregar a Palavra de Deus, viver a pobreza, combater as heresias (em especial o protestantismo que fervilhava na Europa) e ensinar os pobres.

Fundaram colégios onde se dedicavam ao ensino de crianças e adultos, percorriam o mundo em missão pregando o Evangelho (como São Francisco Xavier que evangelizou a Índia e o Japão).

Aqui no Brasil, a Companhia de Jesus foi responsável pelo ensino e por toda educação brasileira até o Marquês de Pombal expulsá-los por motivos políticos.

São José de Anchieta era jesuíta e foi um dos grandes responsáveis pela conversão dos índios, tendo aprendido o tupi e criado a primeira gramática tupi.

Conhecidos também pela forte espiritualidade e pelos Exercícios Espirituais, esses métodos de oração que se tornaram muito populares como um “meio para alcançar a santidade”.

A Companhia de Jesus, essa é a origem do Papa Francisco, com o lema “Ad Majorem Dei Gloriam” (Para a Maior Glória de Deus), os jesuítas se empenham em evangelizar, combater as heresias e ensinar.

Dentro da regra dos jesuítas está o voto de não aceitar dignidades eclesiásticas, por isso é muito difícil ver um Jesuíta tornar-se bispo, muito mais ainda Papa.

Porém, esse voto está embaixo da submissão ao Pontífice e, por isso, se o Santo Padre ordena a um jesuíta que se torne bispo, ou mesmo cardeal, ele obedecerá.

Por isso, o Papa Francisco pôde tornar-se Papa, pois em obediência ao Sumo Pontífice aceitou a honra de tornar-se cardeal e, portanto, elegível para Papa e no Conclave foi eleito por maioria, aceitando assim, como vontade de Deus o Papado.

Curiosidades sobre o Papa Francisco:

  • O Papa Francisco é o primeiro Papa Latino-Americano da história;
  • Presenciou e testemunhou um milagre Eucarístico, o Milagre Eucarístico de Buenos Aires;
  • Foi membro das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família, e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
  • Gostava de andar de metrô em Buenos Aires e era possível encontrar o arcebispo trafegando pelas linhas do Metrô da cidade;
  • Como Arcebispo morava sozinho num pequeno apartamento e preparava suas próprias refeições;
  • É um grande amigo do Cardeal Dom Claudio Hummes e tem especial carinho pelo povo brasileiro;
  • Foi o primeiro Papa a adotar o nome de Francisco em homenagem a São Francisco e sob o pedido do Cardeal Hummes que lhe disse: “não se esqueça dos pobres”, assim que foi eleito.

E quando citava a justiça social, convidava em primeiro lugar a retomar nas mãos o Catecismo, a redescobrir os Dez Mandamentos e as Bem-aventuranças. O seu programa é simples: se seguirmos Cristo, compreenderemos que «espezinhar a dignidade de uma pessoa é pecado grave».

0 Comments

    Leave a Comment

    dezessete − doze =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password