fbpx

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Santo Inácio de Loyola foi um grande Santo da Igreja Católica, fundador da Congregação dos Jesuítas, religiosos que, posteriormente, catequizaram os índios no Brasil e ordem da qual o Papa Francisco faz parte.

Pequena Biografia de Santo Inácio de Loyola:

A tradição nos conta que Santo Inácio era um jovem nobre espanhol que sonhava em viver os grandes feitos dos contos de cavalaria, até que em uma batalha acabou sendo ferido e, então, começou seu processo de conversão.

Enquanto se recuperava do ferimento, Inácio não podia sair da cama e a única coisa que tinha para se entreter era ler as histórias dos santos e a vida de Jesus. Ao longo de sua recuperação e através da leitura, Inácio teve um profundo encontro com Deus, e percebeu que esse sonho de ser um grande cavaleiro era nada perto da possibilidade de ser um Cavaleiro de Cristo, um santo!

A partir desse momento, Santo Inácio passou a dedicar sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.

Fundou a ordem dos Jesuítas, uma ordem voltada à pregação e ao ensino, que se tornou um dos maiores movimentos de fé e intelectualidade daquele tempo, sendo famosa pelas escolas que oferecia educação de qualidade à toda a população que desejasse.

Os Jesuítas se destacaram também pela pregação eloquente e por sempre vencerem as disputas teológicas contra os infiéis, sejam protestantes ou praticantes de alguma heresia da época.

Veja também: Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio:

Santo Inácio também desenvolveu os chamados “Exercícios Espirituais”, método de oração e contemplação que transformou a forma de pregação do Evangelho e que é muito difundido até hoje dentro da Igreja Católica como uma forma de encontro consigo e com Deus.

Os Exercícios Espirituais nos levam a contemplação utilizando 3 principais bases:


1) A vida de Jesus que é o nosso grande exemplo a ser seguido;

2) A nossa história pessoal, que nos mostra quem somos e qual o chamado de Deus para nossa vida;

3) A nossa imaginação, que nos ajuda a compreender e contemplar os mistérios de Deus na nossa vida.

Os exercícios espirituais consistem, basicamente, em um retiro de silêncio onde somos chamados a entrar em contato íntimo com nós mesmos e com Deus, para aprendermos a discernir as vozes que falam em nossa vida.

Eles nos levam a identificar quando a voz que fala é do mundo (voz externa que precisa ser discernida com cuidado), quando é do espírito mal (e, portanto, deve ser combatida) e quando a voz é de Deus (que deve sempre ser seguida).

Santo Inácio considerava os Exercícios não como “sua obra”, mas como um dom de Deus para toda a Igreja.

Os Exercícios não foram estudados e feitos na mesinha, mas experimentados pelo próprio santo que, em sua experiencia pessoal dos Exercícios Espirituais, escreveu em sua autobiografia – “Deus se comportava com ele como um professor de escola com uma criança: o instruía”.

O grande propósito dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola  é nos levar a ordenar nossa vida segundo a vontade de Deus, nosso Pai e Criador.

Apesar de ter sido aprovado pela Igreja em 1548, os Exercícios Espirituais são até os dias de hoje, profundamente atuais e de grande ajuda ao povo católico.

BAIXE O PLANNER 2021/2

Num tempo de tanto barulho, a graça de realizar os Exercícios e encontrar-se com a nossa essência nos ajuda a ouvir claramente a voz de Deus mesmo hoje.

Sobre a atualidade dos exercícios, o Papa São Paulo VI afirmou sobre a importância dos Exercícios Espirituais na vida moderna:

“A prática dos Exercícios constitui não somente uma pausa tonificante e revigorante para o espírito, no meio das dissipações da barulhenta vida moderna, mas também uma escola ainda hoje insubstituível para introduzir as almas numa maior intimidade com Deus, no amor à virtude e à ciência verdadeira da vida, como dom de Deus e como resposta ao seu chamado”.

BAIXE O PLANNER 2021/2

Estamos na metade no ano, começando o 2º Semestre, um momento muito propicio para parar e refletir: o que tenho feito do meu ano? Estou cumprindo os propósitos que fiz? Tenho respondido o chamado que Deus tem feito em minha vida?

Talvez seja o momento de pararmos, silenciarmos e ouvirmos a Deus, para que no segundo semestre possamos ser guiados ainda mais pela vontade dEle.

Os exercícios espirituais de Santo Inácio são uma excelente opção para quem deseja parar e se encontrar consigo e com Deus.

Neste dia de Santo Inácio, peçamos que nossa vida possa sempre ser ordenada para a vontade de Deus.

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós.

BAIXE O PLANNER 2021/2

0 Comments

    Leave a Comment

    20 + 15 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password