fbpx

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

A humildade é um tema muito recorrente na vida da Igreja. Mais que uma virtude, é um caminho que conduz à santidade e eleva o espírito humano para mais perto de Deus. A tradição popular afirma que São Francisco de Assis por sua grande humildade ocupa hoje no céu o lugar que antes era de Lúcifer.

Santo Inácio de Loyola afirma que a humildade é um processo crescente; e são três os tipos de humildade de acordo com seus escritos.

REZE A LADAINHA DA HUMILDADE

A humildade para a salvação

O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. Essa humildade basicamente consiste em se rebaixar e se humilhar o máximo possível para obedecer ao Senhor, essa humildade existe para que nunca caiamos em pecado mortal e em hipótese alguma possamos transgredir um mandamento.

A humildade de não desejar..

Já o segundo tipo de humildade é a humildade de não desejar um bem mais que outro, não desejar mais a honra do que a desonra, a riqueza do que a pobreza, quando essas coisas não afetam a missão e a busca por Deus e nem a salvação da alma.

A humildade de escolher a pobreza

O terceiro tipo de humildade de acordo com Santo Inácio de Loyola é o tipo mais perfeito de humildade, quando escolho a pobreza com Cristo que se fez pobre, sendo o louvor a Deus o mesmo em pobreza e riqueza, escolho aquilo que mais se assemelha ao Cristo e mais foge a minha natureza.

REZE A LADAINHA DA HUMILDADE

A busca pela humildade

A busca pela humildade é um processo que percorremos ao longo de nossa vida de conversão, a virtude da humildade deve ser buscada e pedida diariamente e com a graça de Deus podemos alcançar essa virtude de tão alto valor nos céus.

A santidade consiste em viver de forma heroica as virtudes, em fazer mais do que é pedido, mais do que cumprir os 10 mandamentos, amar a Deus até o ponto de dar a vida por Ele e pela fé na Igreja.

Fundamento da santidade

A humildade é uma das virtudes fundamentais para a santidade e um caminho seguro para o céu. Sem a humildade é muito difícil adquirir as virtudes até o extremo do heroísmo! Não existe santo que não tenha sido humilde. Não existe amigo de Deus ou bem-aventurado que não tenha sido humilde, pois, a humildade é o primeiro degrau da santificação.

Essa virtude é uma graça de Deus que sempre se adianta e nos cumula de graças, mas também necessita da nossa resposta e da nossa busca diária por vive-la.

Assim, como disse Santo Agostinho: “Quanto mais o homem se humilha, mais Deus se acerca, descendo até ele. Posto que o homem caiu por orgulho, (Deus) recorreu à humildade para o curar”.

Ladainha da humildade

Um bom exercício para alcançar a humildade, é rezando de todo coração e com todo o desejo de crescer nessa virtude, a LADAINHA DA HUMILDADE escrita pelo Cardeal Merry del Val, secretário do Estado do Vaticano durante o pontificado de São Pio X.

Nesta oração, os pedidos parecem duros demais, é verdade, mas cada intenção nos leva a nos configurarmos a Cristo, por intercessão daquela que é a mais humilde de todas as criaturas, a Virgem Maria.

Para rezar a LADAINHA DA HUMILDADE, clique aqui!

0 Comments

    Leave a Comment

    dezenove − 16 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password