Missionários da Aliança receberão o ministério de leitor
A caminho do diaconato permanente, estão dois missionários da Aliança de Misericórdia: Denilson Dulianel e Júlio Neto. Ambos são missionários da comunidade de vida juntos com suas famílias, e serão os primeiros missionários internos a receberem esse ministério.
Um caminho desbravador que terá no dia 05 de setembro um passo singelo, porém, importante: receberão a instituição do ministério de leitores, que os habilita a executar a leitura dentro da celebração eucarística, como uma realidade de serviço.
E, completando as grandes alegrias deste dia que se aproxima, o missionário Enio José, candidato ao sacerdócio, também receberá o ministério do leitorato, se preparando para os próximos passos dentro do seu chamado particular:
“Receber o ministério do leitorato é um presente de Deus e de um significado muito importante para mim. Apesar de ser um dos ministérios menores que é recebido antes do diaconato e presbiterato, ele se torna grande porque ele é a identidade do sacerdote, que tem que ser o ‘homem da Palavra’, aquele que transmite a mensagem de Deus para o seu povo”.
O chamado ao diaconato permanente
“Faz-me caminhar na tua palavra e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei” (Sl 24,5).
Denilson Dulianel, junto com sua esposa e dois filhos, são missionários internos da Aliança desde 2016. Professor, com três graduações no currículo (Administração de Empresas, Matemática, Teologia e pós graduação em Filosofia), foi durante o curso de Teologia, quando ainda participava da 3ª Ordem das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, que percebeu os primeiros sinais desse chamado, em 2011.
Em Jundiaí, onde participava da paróquia local, foi convidado pelo pároco a esse ministério. Contudo, foi em 2019 que, confirmado por irmãos internos e pela Presidência do Movimento, que o caminho propriamente para o ministério foi liberado.
“Para mim, esse chamado é muito especial, pois existe o chamado para o matrimônio, a ser missionário junto com a minha família à vida interna nesse Carisma, e, agora, ao Diaconato Permanente. Nesse tempo de preparação, estou muito feliz, minha família também me apoia bastante”.
E, dentro dos preparativos, Denilson também se inspira na vida e escritos de Santo Tomás de Aquino. E a Palavra Bíblica que o acompanha no caminho é: “Faz-me caminhar na tua palavra e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei” (Sl 24,5).
Abrindo caminhos
“O diaconato nos leva a nos configurarmos à Jesus Servo”
Muitos estão acostumados a ver o missionário Júlio Neto colocando seus dons à serviço da Deus através da pregação, oração, direção espiritual e do ministério de música. Mas, além das habilidades é pai, esposo, teólogo, dentre outras. E, destacando neste momento, futuro diácono permanente.
Ele está presente na Aliança desde a fundação. Em 2003 se casou com a missionária Vanessa, sendo ambos consagrados na comunidade de vida. A família cresceu, e hoje têm uma filha, a Isabela.
“Acredito que uma das maiores emoções do meu coração, dentro desse chamado ao diaconato permanente na Aliança, é primeiramente esse trabalho desbravador. Eu e Denilson somos os primeiros irmãos na comunidade, com vida matrimonial, a fazer essa experiência, que nos coloca nessas duas vocações: matrimônio e realidade clerical”, disse Júlio Neto.
Carisma e Serviço
Com tantos anos de vida doada, Julio traz no coração um desejo ardente de sempre colocar seu dons à serviço e foi cursando teologia que recebeu confirmações para esse chamado.
“Mais forte para mim nessa vocação e que me confirmou esse chamado de Deus foi entender que o diaconato tem um tripé: serviço no altar, anúncio da Palavra e a pregação.
Me deparando com essas três dimensões, eu automaticamente me lembrei das três vertentes do nosso Carisma: Eucaristia, Palavra e Pobres. Então, eu percebi que essas duas realidades se integravam, me trazendo confirmações.
O diaconato nos leva a nos configurarmos a Jesus Servo. A imagem de Jesus que lava os pés dos seus discípulos. E isso tem muita coerência com o desejo do meu coração: cada vez mais colocar os dons que Deus me deu à serviço da Comunidade. E, através da Aliança, à serviço da Igreja, nessas dimensões: no altar, no anúncio da Palavra de Deus e no cuidado com os mais pobres”.
Candidato ao Sacerdócio
Enio José, preparando-se para o presbiterato, contempla a promessa de Deus que já começa a se cumprir em sua vida: “neste momento me sinto feliz e alegre porque é mais um passo dado por mim em relação à vontade Deus em minha vida. Sei que não é mérito meu, mas é graça dEle sobre a minha vida e tudo o que é graça de Deus nos torna pessoas mais felizes e realizadas”.
Ele, que é natural de Fartura, interior de SP, entrou na Aliança em 2008. Passou pelas casas de missão em Belo Horizonte, Piracicaba, Manaus e São Paulo.
Em preparação ao futuro sacerdócio, além das formações acadêmicas, Enio considera que todos esses anos de vida comunitária também têm o formado como um homem segundo o coração de Deus:
“Todas as formações do Carisma, seja no âmbito de relacionamento com a vida fraterna, humana, de evangelização e espiritual, têm me formado como homem, irmão e missionário. E isso significa muito para mim, porque são elementos fundamentais para ser um ótimo cristão”.
Convite
A celebração será no dia 05/09, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro, às 15h. Mesma ocasião onde outros três missionários serão ordenados presbíteros pelas mãos de Dom Orani Tempesta. Acompanhe ao vivo por nosso canal no Youtube.
0 Comments