fbpx

Mensagem do livro Apocalipse

O livro do Apocalipse tem uma mensagem muito forte para os dias atuais e não deve ser ignorada. Ao longo dos anos, ele foi mal interpretado, justamente por não se levar em conta o estilo e a linguagem com o qual foi escrito. Cada imagem tem um significado: o Cordeiro é Jesus Cristo.

A Mulher pode representar a Igreja, ou Maria, as duas feras são o Império Romano e o culto idolátrico e outros que, só com um estudo aprofundado podemos enumerar.

Foi escrito no período da perseguição do imperador Domiciano (81-96) quando São João foi deportado para a Ilha de Patmos e de lá, tentava consolar e conduzir sua comunidade.

Escreveu um livro inteiro no gênero apocalíptico (presente também em alguns trechos de Daniel e Ezequiel), para dar uma mensagem de consolo aos cristãos perseguidos das igrejas da Ásia. Estes sofreram perseguição do Império, durante quase três séculos e historiados estimam que cerca 18 mil foram martirizados em 200 anos.

A situação em que viviam os primeiros cristãos era de marginalidade, pois, era crime se identificar com a religião do Caminho [1]. Hoje ironicamente, em alguns lugares também, é crime e na sociedade ocidental há um clima de “cristofobia”, onde, ser cristão é sinônimo de tudo de ruim que já existiu na humanidade.

Atualmente, as situações de intolerância se intensificaram; nunca na história houveram tantas mortes por causa da religião, tendo como alvo principal os cristãos. Segundo dados oficiais (Centro de Estudos Novas Religiões) [2], foram mortos em 2016, por causa da sua fé, 90 mil cristãos, uma média de um a cada seis minutos!

O que o Apocalipse tem a ver com os dias atuais?

Está tudo bem relacionado. Primeiro, porque passamos por um tempo semelhante de martírio. Segundo, o que importa para nós é a mensagem de revelação (apocalipse) que o livro passa.

A comunidade de São João estava se sentindo pressionada não só pelas ameaças de morte, mas pelo perigo de perder a fé (apostasia). Zombavam deles por estarem sofrendo sem fim e questionavam, aonde estava o Senhor que logo viria; por que Ele permitia que seus fiéis morressem aos milhares?

“E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.”
[3]

Esta é uma dar partes mais belas do livro de Apocalipse. João é levado pelo Anjo e enxergar os acontecimentos de cima, com os olhos de Deus (Ap 4). No capítulo cinco ele vê Deus Pai, sentado no trono, com o livro, que simboliza a história da humanidade nas mãos e logo depois constata que ninguém, até aquele momento, foi considerado digno ou apto de entender e dar sentido a tudo o acontece até hoje na história dos povos. João chora.

O choro de João simboliza o gemido da espera, a angústia de quem, diante de um mundo que caminha para a ruína, não tem esperança em parte alguma, seja na economia, em governos, na política, ou ação humana. Ele, porém, é consolado por um ancião, que pode simbolizar a autoridade da Igreja, dizendo que Jesus venceu o mundo e é digno de ler a história, dando-lhe sentido e fim. Eis a descrição do que aconteceu quando o Cordeiro abre o sexto selo do livro:

“Então os reis da terra, os grandes, os chefes, os ricos, os poderosos, todos, tanto escravos como livres, esconderam-se nas cavernas e grutas das montanhas. E diziam às montanhas e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o Grande Dia da sua ira, e quem poderá subsistir?” [4]

Sim, por uma obra magnífica da Providência divina, tudo está nas mãos de Deus e somente seu Filho Jesus é a chave para compreender todo o caminho que a humanidade vem trilhando até agora. Portanto, deixemos nos consolar por esta Palavra que aponta para o Céu e sigamos confiantes nas veredas do Senhor.

Cada linha do Apocalipse fala de esperança, virtude essa que nos faz preservar na fé. O livro quer falar para os cristãos perseguidos: não percam a fé, pois Jesus é o Senhor da História.

[1] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732014000400135#fn04

[2] http://www.cesnur.org/

[3] Apocalipse 5, 1-5

[4] Idem 6, 16-17

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password