Funcionárias dos CEI’s participam de curso de primeiros socorros
As educadoras e funcionárias dos Centros de Educação Infantil Misericórdia I e II (CEI) participaram de um curso de primeiros socorros.
Uma ação para prevenir
O curso é obrigatório para todo estabelecimento de educação infantil; os profissionais recebem instruções teóricas e práticas ministrado por profissionais da saúde, para sejam capazes de socorrer os pequenos em caso de emergência.
Ao final todas as funcionárias receberam o certificado de conclusão do curso.
Lei Lucas
Em setembro de 2017, Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP) e infelizmente nenhuma das educadoras estavam capacitadas para realizar o procedimento correto chamado manobra de Heimlich, de desengasgo.
A família de Lucas não cessou de lutar para que se tornasse obrigatório em estabelecimentos de ensino, a capacitação dos funcionários para os primeiros socorros.
O projeto se concretizou e o Congresso Nacional aprovou, em 2018 o Projeto de Lei 9468/18, dos deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP).
A proposta obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a fazerem curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Essa obrigação vale também para estabelecimentos de recreação infantil.
Penalidades
A unidade de ensino que não cumprir esta norma poderá receber uma multa e até mesmo ser cassado o seu alvará.
O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.
Com informações de Câmara dos Deputados
0 Comments