fbpx

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

A erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é a principal e mais desafiadora meta mundial, sendo o primeiro objetivo da ONU, da agenda 2030.

Como conscientização social e governamental, quanto ao altíssimo número de pessoas que ainda vivem sob essa realidade, expostos à miséria, fome crônica e violência, acontece, internacionalmente, em 17 de outubro, o Dia da Erradicação da Pobreza.

Só no Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2020, mais de 13 milhões de pessoas vivem na extrema pobreza, e quase 52 milhões na pobreza.

Olha de esperança

Papa Francisco também nos leva a uma reflexão sobre a pobreza extrema e em suas falas exorta que é possível a reversão: “Um mundo rico e uma economia vibrante podem e devem acabar com a pobreza. É possível gerar e promover dinâmicas capazes de incluir, alimentar, cuidar e vestir os últimos da sociedade, ao invés de excluí-los”, disse ele, no Simpósio ‘Novas formas de fraternidade solidária, de inclusão, integração e inovação’.

O Papa referiu que, num mundo cada vez mais rico, os “pobres aumentam”, apelando a um “olhar solidário a partir dos bancos, das finanças, dos governos e das decisões econômicas”.

Missão incansável da Aliança

A Aliança de Misericórdia, sendo um movimento da Igreja Católica, e também de natureza civil, luta pela diminuição e erradicação da pobreza por meio de seus trabalhos de evangelização, sociais e de educação, nas mais de 33 cidades do Brasil e outros sete países: Portugal, Itália, Polônia, Bélgica, Venezuela, República Dominicana e Moçambique, onde está.

O carisma da misericórdia, vivido há 21 anos pelos membros, impulsiona diariamente missionários de vida e de aliança, voluntários, amigos e colaboradores a trabalharem ardentemente para que aqueles que hoje se encontram sem dignidade e acesso aos diretos básicos os acessem, se reencontrem como pessoas, filhos amados de Deus e assim restaurem sua autonomia, sua vida e suas famílias.

Veja também: Dia Mundial da Alimentação – nossa ação concreta

É possível fazer a diferença

Inúmeros são os testemunhos de pessoas que passam pela Aliança e conseguem, por meio de um trabalho de saída das ruas, superação dos vícios e restabelecimento na sociedade, vencer a situação de pobreza extrema.

Resgatado das ruas de SP, depois de 8 anos o Sr. Antônio reencontrou sua família. Veja aqui esse testemunho

No ano de 2020, mesmo em meio a pandemia por Covid-19 a Aliança teve resultados muito bons, alcançando pessoas com visitas, alimentação, vestuário e saída das ruas, veja a seguir:

  • Em 2020, aconteceram 444 ações evangelizadoras, alcançando cerca de 1.006.954 pessoas em todo o mundo;
  • Atendemos 55749 pessoas em nossas ações sociais (entre crianças, adultos e idosos);
  • Atendemos 820 crianças e adolescentes, em 3 projetos destinados a essa faixa etária, sendo esses:
    • 3 CEI’s (Centro de Educação Infantil)
    • 4 Casas Lares (serviço de acolhimento)
    • 3 CCA’s (Centro para Criança e Adolescente)
  • Atendemos 52.867 pessoas em 3 Centros de Convivência;
  • Acolhimento de 309 homens e mulheres que se decidiram por uma vida nova.

Nos ajude a continuar fazendo a diferença nessa missão comum a todos nós! Faça sua doação agora mesmo.

0 Comments

    Leave a Comment

    9 + 7 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password