Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

A erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é a principal e mais desafiadora meta mundial, sendo o primeiro objetivo da ONU, da agenda 2030.

Como conscientização social e governamental, quanto ao altíssimo número de pessoas que ainda vivem sob essa realidade, expostos à miséria, fome crônica e violência, acontece, internacionalmente, em 17 de outubro, o Dia da Erradicação da Pobreza.

Só no Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2020, mais de 13 milhões de pessoas vivem na extrema pobreza, e quase 52 milhões na pobreza.

Olha de esperança

Papa Francisco também nos leva a uma reflexão sobre a pobreza extrema e em suas falas exorta que é possível a reversão: “Um mundo rico e uma economia vibrante podem e devem acabar com a pobreza. É possível gerar e promover dinâmicas capazes de incluir, alimentar, cuidar e vestir os últimos da sociedade, ao invés de excluí-los”, disse ele, no Simpósio ‘Novas formas de fraternidade solidária, de inclusão, integração e inovação’.

O Papa referiu que, num mundo cada vez mais rico, os “pobres aumentam”, apelando a um “olhar solidário a partir dos bancos, das finanças, dos governos e das decisões econômicas”.

Missão incansável da Aliança

A Aliança de Misericórdia, sendo um movimento da Igreja Católica, e também de natureza civil, luta pela diminuição e erradicação da pobreza por meio de seus trabalhos de evangelização, sociais e de educação, nas mais de 33 cidades do Brasil e outros sete países: Portugal, Itália, Polônia, Bélgica, Venezuela, República Dominicana e Moçambique, onde está.

O carisma da misericórdia, vivido há 21 anos pelos membros, impulsiona diariamente missionários de vida e de aliança, voluntários, amigos e colaboradores a trabalharem ardentemente para que aqueles que hoje se encontram sem dignidade e acesso aos diretos básicos os acessem, se reencontrem como pessoas, filhos amados de Deus e assim restaurem sua autonomia, sua vida e suas famílias.