fbpx

Santa Teresa de Ávila e a Mística do Encontro com Deus

O Êxtase de Santa Teresa- Bernini
Escultura em Mármore: O Êxtase de Santa Teresa Autor: Gian Lorenzo Bernini Data 1647-1652 (369 anos) Localização Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma Fonte: wikipedia.org

Santa Teresa de Ávila é uma Santa Doutora da Igreja Católica, conhecida por reformar o Carmelo, e por suas experiências místicas de encontro com Deus.

É um grande exemplo de alma que dedicou sua vida ao profundo conhecimento e amor de Deus até à perfeição.

Considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu, encanta com seus escritos cristãos, que até ateus se impressionam com seu estilo de vida e sua forte argumentação.

Sua vida foi dedicada ao amor a Deus, e sua espiritualidade ajuda a muitos no caminho de intimidade e encontro com o Senhor, sendo considerada uma das maiores místicas da Igreja.

 

Pequena Biografia de Santa Teresa de Ávila:

Santa Teresa nasceu na cidade de Ávila, na Espanha em 1515. Desde criança, já mostrou uma disposição à santidade, pois gostava muito de ler a vida dos santos mártires.

Quando tinha 20 anos, Teresa entrou no Carmelo de Ávila e viveu um período de apego às criaturas dentro do Carmelo, esquecendo-se do motivo principal de sua vida lá: o amor a Cristo.

Até que certo dia, olhando para a imagem de Cristo sofredor, foi tocada de um profundo amor e reverência a Deus. A partir deste dia, voltou com fervor para Jesus ao ponto de criar uma espiritualidade própria e reformar todo o Carmelo.

Com a ajuda de São João da Cruz, seu conselheiro espiritual, iniciou a reforma do Carmelo Feminino.

Santa Teresa morreu em 15 de outubro de 1582, aos 67 anos. Em 1622, foi proclamada Santa. No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja.

 

A Espiritualidade de Santa Teresa:

“Feriu-me com uma flecha

empeçonhada de amor

e minha alma ficou feita

uma com seu Criador.

Já não quero outro amor

pois a meu Deus tenho-me dado

e meu amado é para mim

e eu sou para meu amado”.

Essa experiência de encontro com um Deus que é amor e que compreende a nossa humanidade é o que ela procurou despertar em suas irmãs do Carmelo Feminino. Santa Teresa pregava uma profunda intimidade com Deus. Para ajudar suas irmãs carmelitas, escreveu 3 grandes obras:

O Caminho da Perfeição: onde fala sobre a espiritualidade do Carmelo, a busca por amar a Deus acima de todas as coisas e deixar as conversas vãs.

O Livro da Vida: onde conta sua própria biografia e experiência de conversão.

Castelo Interior: onde abordou, de forma simples, a mística do encontro com Deus e da santidade, o caminho de deixar os vícios, os pecados veniais e entrar no Castelo do Rei, se aproximando a cada morada do grande Salão. Conhecido também como “Caminho do Itinerário do Amor”, este livro de Santa Teresa mostra também que a santidade e o caminho místico não dependem apenas de nós, mas é o próprio Rei que nos auxilia e nos leva, morada a morada, ruma ao Seu grande Salão.

 

Veja também: Santa Teresa de Ávila por Papa Bento XVI

A Mística do Encontro com Deus:

Santa Teresa nos deixou esse caminho místico de encontro com Deus, um itinerário de amor e de autoconhecimento. Ela, em seus escritos, pregava a importância de conhecermos nossas fraquezas e nossas capacidades.

Pois assim, seríamos capazes de olhar para dentro de nós e nos encontrar com Aquele que nos conhece melhor que nós mesmos, e está no mais íntimo do nosso ser.

Quando iniciamos a leitura do Castelo Interior, ou para o Caminho de Perfeição, à primeira vista, podemos pensar que a mística, o êxtase é algo muito difícil e muito distante da nossa realidade moderna. Mas, a proposta é simples, Santa Teresa nos ensina a nos conhece e a amar, amar a Deus e amar ao próximo, esse é o caminho da perfeição, esse é o caminho ruma ao Rei dos Reis.

“Só duas coisas nos pede o Senhor: amor a sua majestade e amor ao próximo” (Santa Teresa de Ávila).

 

Assista a playlist do Padre Isaac sobre Santa Teresa, cliquei aqui!

 

Oração de Santa Teresa de Ávila

“Nada te perturbe,

nada te amedronte.

Tudo passa,

a paciência tudo alcança.

A quem tem Deus nada falta.

Só Deus basta!”

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!

 

0 Comments

    Leave a Comment

    treze − 13 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password