Casas Nazaré – promovendo acolhida e restauração

Dentre os vários aspectos do Movimento Aliança de Misericórdia, o trabalho junto aos mais pobres tem um tratamento todo especial. Apesar de muitas vezes passar despercebido pelo grande público, a vida escondida destes irmãos e irmãs que labutam dia a dia no caminho de recuperação, dá frutos espirituais para toda a Obra.

Chamamos de “Casas Nazaré”, as fraternidades que, a exemplo da Sagrada Família acolhem o Jesus pobre no cotidiano de uma vida simples e virtuosa. Nestas casas de acolhida, homens e mulheres reencontram o sentido da vida e redescobrem o valor do trabalho de suas mãos para a sociedade.

Muitos deles, vindos das ruas ou de situações familiares difíceis, trilham o caminho de uma vida interior em Deus, recuperando a autoestima e dando os primeiros passos para a reinserção na sociedade.

O sustento diário

As fraternidades da Aliança se sustentam através de doações e não é diferente nas “Casas Nazaré”. Por isso, como prioridade no caminho de recuperação, está a reestruturação através do trabalho e não só isso, há a preocupação de que o produto deste trabalho torne o projeto autossustentável.

Por isso mesmo, diversas casas mantêm parcerias com empresas e pessoas interessadas em prover o sustento, mas também agregar ainda mais valor ao produto do trabalho de cada acolhido.

Queremos partilhar com você algumas dessas iniciativas.

Acolhidas da Casa Mãe da Ternura.

Fraternidade e Casa de Acolhida Mãe da Ternura | Tremembé/SP

A Comunidade de Vida está presente na Missão de Tremembé desde 2016 e este ano recebemos a autorização do Bispo Diocesano, Dom Wilson Luís, para ter a guarda do Santíssimo Sacramento em nossa capela. Um grande presente e alegria para a Fraternidade, para as acolhidas e todo o Movimento.

A Casa de Acolhida Mãe da Ternura é responsável pelo acompanhamento espiritual e social de mulheres que chegam na casa por diversas situações de vulnerabilidade.

Em 2019, a busca por vagas foi marcada por mães com crianças de 06 meses a 11 anos. Passaram por lá 20 mulheres e 13 crianças. A elas é oferecido acompanhamento psicológico e, através de apoio de voluntárias, são desenvolvidas oficinas de artesanato, nas quais as acolhidas confeccionam diversos produtos que são vendidos em eventos, feiras, consultórios, e ainda, a produção de pães, cuja venda auxilia nas despesas da Casa.

As atividades contribuem com a autoestima das acolhidas, que recebem um ofício para exercerem no período de reinserção.

Pode interessar: Como os missionários da Aliança vivem?

Aviário em Piracicaba.
Horta oragânica.

Fraternidade Imaculado Coração de Maria | Piracicaba/SP

A Fraternidade Imaculado Coração de Maria foi composta por nove missionários em 2019, que atuaram na espiritualidade da casa, na evangelização com o Movimento, na providência, junto aos Benfeitores, economia, desenvolvimento dos projetos de sustentabilidade, gestão da Casa dos Idosos, acompanhamento da saúde dos acolhidos e captação de recursos.

Casa de Acolhida Cordeiro Imolado Piracicaba/SP

A Casa de Acolhida Cordeiro Imolado atendeu 120 homens vindos de diversas situações de risco e serviu 95.080 refeições. Algumas das atividades realizadas ajudaram na sustentabilidade da casa, como o plantio, cultivo e colheita de uma horta orgânica, o aviário, que hoje é mantido para o consumo próprio, as vendas através do bazar, a fabricação e venda de trufas, e ainda a venda de materiais recicláveis, além da criação de porcos.

Casa de Acolhida Sagrado Coração Barbacena/MG

A Casa de Acolhida Sagrado Coração acolheu 73 homens em 2019, os quais participaram ativamente da rotina da casa e dos trabalhos de laborterapia, que de certa forma, se tornaram meios de sustentabilidade para a casa, como o plantio de oliveiras, o aviário, a horta e, ainda, a criação de porcos.

No início de 2019, com a ajuda de um grande amigo e colaborador, foi iniciado o projeto do aviário. Este foi um investimento para que a casa ganhasse um novo projeto de sustentabilidade. Foram recebidas 200 galinhas que produzem em torno de 200 ovos por dia.

Fraternidade Nossa Senhora da Anunciação | Maringá/PR

A Fraternidade Nossa Senhora da Anunciação foi composta por um casal missionário e contou com grande suporte da Comunidade de Aliança para realização das atividades de evangelização na região.

Casa de Acolhida Maringá/PR

Na Casa de Acolhida foi firmada uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), visando a orientação e capacitação dos acolhidos para o cultivo de horta, além da aquisição de ferramentas e orientação técnica para o uso do terreno; e ainda, uma parceria com o Fórum Criminal, que possibilitou a aquisição de maquinário para a cozinha da Casa.

Uma grande alegria foi a ampliação em mais 10 vagas para o atendimento dos acolhidos que se encontram na fase de reinserção, a última do caminho.

Nesta fase eles entram no mercado de trabalho, tem a possibilidade de estudar novamente e até de realizarem cursos de capacitação ou profissionalizantes.

Fraternidade Padre Cícero e Escola de Evangelização | Barbalha/CE

A missão no Ceará conta com a Fraternidade, Escola de Evangelização, Casa de Acolhida, Casa de Triagem Masculina, Comunidade de Aliança em três cidades (Barbalha, Juazeiro do Norte e Caririaçu) e os Amigos.

Casa da Acolhida São João Batista Barbalha/CE

No ano de 2019, a Casa da Acolhida São João Batista atendeu cerca 100 homens. Desses, 11 finalizaram seus caminhos e voltaram para suas famílias ou ainda permanecem ajudando de forma voluntária.

Contamos com a ajuda de muitos voluntários e profissionais no trabalho com os acolhidos e na participação das atividades de espiritualidade da casa.

Está sendo implantado um grupo para os familiares dos acolhidos, com a ajuda de um psicólogo voluntário, cuja finalidade é lhes dar suporte preparatório para receberem de volta seus familiares, ajudando nesse processo de ressocialização.

Dentre as atividades ofertadas aos acolhidos pela laborterapia, está a criação de porcos e galinhas, das quais são coletados os ovos e vendidos. Juntamente com os produtos da horta. Dela são colhidos legumes, frutas e verduras orgânicos e de qualidade.

Os produtos são vendidos em forma delivery: o cliente faz o pedido da feira e o motoboy entrega.

O grande destaque está na produção dos queijos de Cabra Allea. Com uma receita francesa, totalmente orgânico, o queijo é produzido com leite da criação caprina que é mantida pelos próprios acolhidos.

Destaque para o uso do queijo pelo Chef Felipe Lustosa que em seu Instagram divulgou um prato feito com o quijo produzido pelos acolhido:

Agradecimentos

Cada obra que é feita com amor e dedicação dá seus frutos. Agradecemos cada acolhido, missionário e amigo da Aliança que acredita nesta Obra.

E você? Conhecia todos esses trabalhos realizados pelas nossas fraternidades? Curta e compartilhe. Se puder ajudar-nos, contribua hoje mesmo nossos Filhos da Aliança agradecem.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password