Congresso Jovem | Originalidade | Lilian de Maria e Michelle Campos

O Congresso Jovem começou neste sábado, dia 2 de julho, muito animado, com a pregação das missionárias Lilian de Maria e Michelle Campos, que falaram sobre “Originalidade”.

De acordo com o dicionário de Oxford, “originalidade” significa: “qualidade do que é inusitado, do que não foi ainda imaginado, dito, feito etc.; inovação, singularidade.”

Na pregação, as missionárias nos levaram a refletir sobre o que é a Originalidade e qual o Legado de Deus para nós.

A Originalidade não é absolutamente única, necessariamente. Um tênis da “Nike”, por exemplo, tem várias cópias “originais”. Mas, o que difere um tênis da Nike original de um tênis falsificado? A essência! A essência não é a mesma.

O conjunto de características superficiais pode ser copiado, mas a essência permanece única, assim somos nós.

Somos únicos, cada um de nós possui um DNA irreplicável, uma alma imortal, uma potência e um chamado de Deus único.

Viktor Frankl dizia que o sentido da vida é descobrir o que só você é capaz de fazer, aquilo que mais ninguém faria. Só o Pe. Henrique, Pe. Antonello e a Maria Paola poderiam fundar a Aliança como ela é, mais ninguém.

Só nós podemos fazer o que Deus quer de nós, só nós podemos cumprir a missão que Ele nos deu. “Ser original é ser o que Ele sonhou que nós sejamos. Ser original não é ser o que a gente quer, é ser o que Ele quer de nós.”

Para sermos originais, precisamos voltar para a “fábrica”, a Casa do Pai, a origem é Ele, viemos Dele e voltaremos para Ele.

O mais importante é nunca deixarmos a presença de Deus, “pode tudo passar, mas eu não posso desistir do legado que Deus me deu, do chamado que Ele me faz” .

Originalidade vem de origem e qual a nossa origem? Nossa origem é Deus, somos filhos do Pai.

Nada pode nos parar, nada pode nos separar do amor de Deus, de desistir do legado de Deus para nós, da originalidade que só Ele nos dá.

Moisés só passou o cajado para Josué, só passou o legado a diante quando morreu, pois, quando morremos nosso legado é passado para as próximas gerações.

E nesse Congresso queremos voltar na nossa origem, na origem da Aliança de Misericórdia, e honrar nossos fundadores.

Se estamos aqui foi pela coragem dos três, que deixaram a Itália e vieram para cá, dar o sim no Brasil. Como diz o Pe. João Henrique: “Eu larguei as praias mais lindas do mundo pelas ruas mais sujas”.

 

E foi esse sim que gerou o SIM de tantas pessoas que estão aqui hoje! Nesse Congresso queremos voltar na nossa história, conhecer nossa origem e tomar posse do nosso legado.

Se voltarmos na origem do nosso Carisma, vemos CRISTO. Jesus Cristo que influenciou São Francisco de Assis a viver a pobreza, que influenciou Santo Inácio de Loyola a prática da meditação, que influenciou São Francisco Xavier a evangelizar, que influenciou o Beato Guido a fundar o Xaverianos e ir evangelizar os não cristãos, que influenciou o Pe. João Henrique e Pe. Antonello…

Nossos fundadores, que conheceram depois os Focolares, que nos influenciaram no espírito da unidade. Nossos fundadores celebraram para Santa Madre Teresa de Calcutá, que co-celebraram a missa de canonização de Santa Fustina, conheceram São João Paulo II e, principalmente, foram influenciados por Jesus.

 

Na nossa história de vida tiveram Santos que seguraram o cajado e foram passando o legado adiante até chegarem nesses três, que largaram as melhores praias por você

Pessoas que tomam posse do seu lugar mudam tudo!

Esse é o chamado de Deus para cada um de nós nesse Congresso: olharmos nossa origem, honrarmos nossa história e tomarmos posse do nosso lugar nessa história de misericórdia.

 

Continue acompanhando conosco o Congresso Jovem, pelo canal da Aliança no YouTube.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password