Como surgiu o dia mundial da oração?
O Dia Mundial da Oração, é celebrado na primeira sexta-feira de março em mais de 170 países, incluindo o Brasil. É uma tradição que remonta ao século XIX, quando um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá se uniu para orar em conjunto.
Para nós católicas a primeira sexta de cada mês também é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus que nos exorta sempre para rezar mais.
Após a devastação da Primeira Guerra Mundial, o mundo reconheceu a necessidade da unidade universal. Surgiu então, na década de 20, o Comitê do Dia Mundial da Oração, com o intuito de proporcionar um momento especial para interceder por aqueles que mais necessitavam.
A oração, como definida por São João Paulo II, é um diálogo com o divino, um reconhecimento da nossa conexão com o Criador. Ela se manifesta no louvor, no agradecimento, no reconhecimento das fraquezas morais e nas petições pelas nossas necessidades.
No Pai-Nosso, Jesus nos ensina a verdadeira relação de amor que deve existir entre o ser humano e o divino. Ele nos convida a chamar Deus de “Pai” – um termo que expressa amor e proximidade. Além disso, a oração nos leva à fraternidade, reconhecendo-nos como filhos do mesmo Pai.
No âmago da oração está a busca pelo essencial: o pão de cada dia, o perdão, a libertação do mal. É um chamado para compartilhar, para perdoar e para buscar orientação divina para enfrentar as tentações e os desafios da vida.
Assim, a oração se revela como uma escola de vida, um encontro de profundo amor entre o humano e o divino. Como disse Agostinho, nosso coração permanece inquieto até encontrar descanso em Deus. Nessa busca por comunhão, a oração se torna não apenas uma prática religiosa, mas uma expressão genuína de esperança e amor universal.
Que neste dia mundial da oração possamos rezar pela Igreja e pelo mundo, para que nossa oração possa ser um perfume agradável a Deus em oferecimento pelas nossas necessidades e do mundo todo.
0 Comments